Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system

Authors

  • Ana Cláudia Farias Gomes
  • Brena Samyly Sampaio de Paula
  • Nery Lourdes Braz de Sousa Veras
  • Renata Faustino dos Santos Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-304

Keywords:

Cidadania Planetária, Educação Profissional, Projeto de Vida, Saúde Ecológica, Saúde Comunitária.

Abstract

O presente artigo busca compreender como as aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, desenvolvidas na Unidade Curricular Projeto de Vida constante da base diversificada das Escolas Estaduais de Educação Profissional- EEEPs contribuem para o processo de construção da cidadania numa perspectiva holística e cósmica. Para tanto, Morin (2011) e Moraes (2016) referenciaram o estudo. A metodologia partiu da análise dos Planos de Aula de 2ª série da referida disciplina, integrante do material de apoio pedagógico e de documentos produzidos pelo Instituto Aliança, tomando como referência maior a obra “Os sete saberes da educação do futuro” de Edgar Morin (2011). Os planos de aula analisados trabalham o futuro a partir de uma metodologia de aprendizagem que se traduz em construção, pelos estudantes, de seus projetos de vida e de carreira, consubstanciados em portfólios elaborados e organizados cumulativamente durante todo o ano letivo. São também trabalhados não só os conteúdos e habilidades cognitivas, mas também enfatizada a abertura para novos saberes e o desenvolvimento das competências socioemocionais. Dessa forma, verificou-se que, através das aulas de Saúde Ecológica e Saúde Comunitária, é possível disseminar, nos estudantes, uma consciência e um fazer na perspectiva da educação planetária.

References

BARBOSA, Vanessa. Nasce o 1° acordo histórico universal pelo clima na COP 21. Revista Exame. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/nasce-o-1acordo-historico-universal-pelo-clima-na-cop-21> Acesso em: < 01 de março de 2016>.

MORIN, Edgar. Saberes Globais e Saberes Locais: O olhar transdisciplinar/ Edgar Morin; participação de Marcos Terena. Rio de Janeiro: Garamond, 2008.

MATOS, Kelma Socorro Lopes de e SAMPAIO, José Levi Furtado (Org). Educação ambiental em Tempos de Semear – Fortaleza: editora UFC, 2014. (Coleção Diálogos Intempestivos, 20).

MOACIR, Gadotti. A Escola dos Meus Sonhos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

MOACIR, Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2019.

MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana/PróLibera, 2008.

MOSÉ, Viviane. (Org.). A escola e os Desafios Contemporâneos. 1. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

MORAES, Maria Cândida. Saberes para a cidadania planetária. Disponível em:<http://eventos.uece.br/siseventos/processaEvento/evento/downloadArquivo.jsf?id=247 &diretorio=documentos&nomeArquivo=247-28032016-120327.docx&contexto=spcp>. Acesso em: <29 de março de 2016>.

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro; tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya; revisão técnica de Edgard de Carvalho – 2.ed. – Brasília: UNESCO, 2010.

Published

2020-08-18

How to Cite

Gomes, A. C. F., Paula, B. S. S. de, Veras, N. L. B. de S., & Bezerra, R. F. dos S. (2020). Cidadania planetária: um estudo de caso no sistema de educação das escolas profissionais do estado do Ceará / Planetary citizenship: a case study in the education system. Brazilian Journal of Development, 6(8), 58404–58411. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-304

Issue

Section

Original Papers