Abordagem da química ambiental nas provas do Enem / Environmental chemistry approach in Enem's evidence

Authors

  • Isis Karolina Fernandes Cruz Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Diego Coelho Abreu
  • Teone de Jesus Lima Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-156

Keywords:

Química Ambiental, Enem, Habilidades, Competências.

Abstract

O trabalho almeja discutir e verificar através de pesquisa sobre as provas do Enem de quimica ao longo desses anos mais especificamente a matéria de Quimica Ambiental, e em quais pontos ela pode ser inserida no nosso dia a dia, além de ser uma prova de gráficos, e interpretações de uma prova que mostra aos estudantes o que se passa com o meio em que vivemos, as mudanças climáticas que o planeta sofre a cada dia e como podemos mudar as causas climáticas do planeta terra. nesse percurso proporcionar ferramentas que igualem suas condições no processo de aprendizagem, promover sua interação, investigação e a participação na sua própria formação. São ferramentas concretas e bem fundamentadas que poderão guiar o professor a desenvolver a capacidade de seus alunos, e alcançar êxito em seu papel, para que assim eles possam aprender cada vez mais.

 

 

References

FOGAÇA, V, R, J. Química Ambiental no Enem.http://vestibular.brasilescola.uol.com.br/enem/quimica-ambiental-no-enem.htm> Disponível em: 25/06/2014.

LUCATTO, Luis Gustavo; TALAMONI, Jandira Liria Biscalquini. A construção coletiva interdisciplinar em educação ambiental no ensino médio: a microbacia hidrográfica do Ribeirão dos Peixes como tema gerador. Ciência & educação, v. 13, n. 3, p. 389-398, 2007.

GOMES, Vânia. A inserção da Química Verde nos programas de pós-graduação em Química do Brasil: tendências e perspectivas. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 10, n. 21, 2014.

SANTOS, Vanessa dos. Abordagem dos Problemas Ambientais no Enem; Mundo da educação. Disponível em http://vestibular.mundoeducaco.bol.uol.com.br/enem/aboradgem-dos-problmas-ambientais-no-enem . Acesso em 27 de abril de2017.

M MACENO, Nicole Glock et al. A matriz de referência do Enem 2009 e o desafio de recriar o currículo de química na educação básica. Química nova na escola, v. 33, n. 3, p. 153-159, 2011.

RUA, Emílio R.; SOUZA, P. S. A. Educação ambiental em uma abordagem interdisciplinar e contextualizada por meio das disciplinas Química e Estudos Regionais. Química nova na escola, v. 32, n. 2,2010.

Published

2020-08-13

How to Cite

Cruz, I. K. F., Abreu, D. C., & Lima, T. de J. L. (2020). Abordagem da química ambiental nas provas do Enem / Environmental chemistry approach in Enem’s evidence. Brazilian Journal of Development, 6(8), 56345–56349. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-156

Issue

Section

Original Papers