Linguagens interdisciplinares em aulas práticas de fotografia: experiências no curso de comunicação social / Interdisciplinary languages in practical photography classes: experiences in the social communication course

Authors

  • Danilo Andrade de Meneses
  • Lilian Maria do Nascimento Pereira
  • Thayanne Gomes da Silva
  • Luiz Carlos Serramo Lopez

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-044

Keywords:

Fotografia, Ensino, Interdisciplinaridade, Criatividade, Conhecimento tácito.

Abstract

Há muito tempo vem se discutindo a arte como um tipo de linguagem, já que elementos expressivos colocados em sequência podem revelar uma narrativa. Diferente da linguagem escrita e falada que aprendemos no processo educacional, a arte visual se utiliza do conhecimento intuitivo, que Michael Polanyi vem a chamar de conhecimento tácito. A aquisição do conhecimento em aulas de arte, como a fotografia, pode ser melhor apreendido com múltiplas linguagens artísticas. Utilizamos esse intercâmbio de linguagens em uma aula de fotografia referente ao estudo de sombras, onde o desenho foi incorporado, e uma aula sobre o uso de cores na fotografia, onde o conhecimento de direção de arte, design e cinema foram incorporados. Objetivamos que essas múltiplas linguagens possam fornecer uma maior compreensão do ensino de fotografia para outros cursos que se utilizam da fotografia como o design, a arquitetura, o cinema e a gastronomia. Como o ensino de fotografia exige a passagem do conhecimento tácito para o aluno, justificamos que esse artigo traz subsídios para a docência nessa disciplina. Dentre os principais teóricos utilizados nesse trabalho estão Claudio Saiani (2004), que relata o valor do conhecimento tácito de Michael Polanyi na educação; Nick Sousanis (2017) com a primeira tese de doutorado (em educação) publicada no formato de quadrinhos, onde ele discute como múltiplas linguagens complementam o processo imaginativo-criativo; E Ana Cândido Moraes (2016), que traz contribuições sobre interdisciplinaridade e criatividade na educação.

References

ANDRADE, M.C.Q. Educação pela criatividade. Recife-PE: Universitária, 1987.

ARHEIN, R. Arte e percepção visual, uma psicologia da visão criadora. São Paulo: pioneira thomson learning, 2005.

BANKS, A.FRASE,T.O essencial da cor no design. São Paulo: Senac, 2012.

CARTIER-BRESSON, H. Ver é um todo. Entrevistas e conversar 1951-1998. São Paulo-SP: GG Brasil, 2015.

FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte: os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. Rio de Janeiro: Sextante, 2011.

GUIMARÃES. A cor como informação – a construção biofísica, linguística e cultural da simbologia das cores. São Paulo: Annablume, 2000.

GREY, CRISTOPHER. Iluminação em estúdio. Camboriú-SC: Photos, 2010.

HACKING, J. Tudo sobre fotografia. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

MORAES, M.C. Transdisciplinaridade, criatividade e educação. Fundamentos ontológicos e epistemológicos. Campinas-SP: Papirus, 2015.

SAIANI, C. O valor do conhecimento tácito: a epistemologia de Michael Polany na escola. São Paulo: escrituras, 2004.

SOUSANIS, N. Desaplanar. São Paulo: Veneta, 2017.

VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Porto Alegre: Artmed, 2003.

Published

2020-08-07

How to Cite

Meneses, D. A. de, Pereira, L. M. do N., da Silva, T. G., & Lopez, L. C. S. (2020). Linguagens interdisciplinares em aulas práticas de fotografia: experiências no curso de comunicação social / Interdisciplinary languages in practical photography classes: experiences in the social communication course. Brazilian Journal of Development, 6(8), 54776–54789. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-044

Issue

Section

Original Papers