Aproveitamento de rejeitos de granitos em bentonita para pelotização de minério de ferro / Use of bentonite granite tailings for pelletizing iron ore

Antonio Augusto Pereira de Sousa, Verônica Evangelista de Lima, Edilane Laranjeira Pimentel, William de Paiva, Dauci Pinheiro Rodrigues, Hilda Camila Nascimento Nogueira, Alisson Rufino Araújo de Andrade, Marianna Nascimento Galdino

Abstract


A indústria de minerais não metálicos do estado da Paraíba tem significativa participação no desenvolvimento socioeconômico regional, com destaque para as atividades de explotação e beneficiamento de bentonitas e rochas ornamentais, em especial o granito.  O setor de desdobramento de rochas ornamentais, como o de granito, gera uma série de rejeitos, dentre eles, o mais preocupante é a lama abrasiva responsável por causar diversos impactos ambientais. Objetivando analisar o potencial de aproveitamento dos rejeitos de rochas ornamentais (RRO) como insumo para incorporação em blends (misturas) com bentonita para pelotização de minérios de ferro, utilizou-se RRO’s de beneficiamento do estado da Paraíba. A metodologia aplicada consistiu na coleta das amostras do RRO de lama abrasiva, incorporação destes rejeitos em argila bentonita sódica (ativada) para a preparação dos testes e caracterização das propriedades químicas e físicas dos blends preparados. Segundo os resultados, os blends que utilizaram de uma incorporação de 10% da lama abrasiva em bentonita, apresentaram promissores para esta prática, portando valores de pH e umidade próximos aos parâmetros da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD).


Keywords


Resíduo de granito, Pelotização, Bentonita, Gestão ambiental.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10006 – 2004 - Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resíduos sólidos. Rio de Janeiro. 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10007 – 2004 – Amostragem de Resíduos Sólidos. Rio de Janeiro. 2004.

BABISK, Michelle P.. Desenvolvimento de Vidros Sodo-Cálcicos A Partir de Resíduos de Rochas Ornamentais. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Materiais). Instituto Militar de Engenharia. Rio de Janeiro, 2009.

CAMPOS, A. R. de; CASTRO, N. F.; VIDAL, F. W. H.; BORLINI, M. C. Tratamento e aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais e de revestimento, visando mitigação de impacto ambiental. Anais: CETEM 2009 – XXIII Simpósio de Geologia do Nordeste & VII Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Fortaleza-CE, 2009.

LUZ, A.B.; OLIVEIRA, C.H. Argila – bentonita. In: Rochas e minerais industriais – usos e especificações. Luz, A.B.; Lins, F.A.F. (Editores), CETEM-MCT, 239-253, 208.

MATILDES, J. A. L. ; FLORENCIO, P. R. C. ; SILVA, A. F. ; LIM, R. A. ; SILVA, R. A. F. ; SILVA, E. M. ; PAIVA, W. ; SANTOS, L. L. . Identificação e avaliação de impactos ambientais na fase de operação do Aterro Sanitário de Campina Grande-PB. Brazilian Journal of Developmente, v. 6, p. 13395, 2020.

PONTES, I.F.; VIDAL, F.W.H.. Valorização de Resíduos de Serrarias de Mármore e Granito e Sua Aplicação Na Construção Civil. Anais – CETEM 2005: Vº Simpósio de Rochas Ornamentais do Nordeste. Recife-PE, 2005

PREZOTTI, J. C. S. Resultados de monitoramentos de estações de tratamento de efluentes líquidos de indústrias de beneficiamento de mármore e granito, implantadas no município de Cachoeiro de Itapemirim. In: Sesma – Seminário Estadual sobre Saneamento e Meio Ambiente, FAESA, 5. Vitória, 2003.

SANTOS, J. G.; SILVA, S. S. F. da; NASCIMENTO, N. M. da S.; TRAJANO, M. F.; MELLO, V. S. e. Caracterização da Lama Abrasiva Gerada Nos Processos de Beneficiamento do Granito: Um Estudo de Caso Na Granfuji Localizado em Campina Grande-PB. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. São Carlos-SP, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-038

Refbacks

  • There are currently no refbacks.