Governança Local: Aspectos Teóricos / Local Governance: Theoretical Aspects

Laís Bezerra Nascimento de Lacerda, Cleomacio Miguel da Silva, Romilson Marques Cabral

Abstract


O destaque dessa temática deve-se ao sentido em que a expressão governança local tem sido empregada para suscitar o crescente debate sobre a nova maneira que os atores do poder público e atores não estatais, envolvidos em um lócus específico, buscam por soluções de problemas comuns de forma democrática e compartilhada. Sendo assim, este estudo propõe um diálogo entre as noções de governança local mais relevantes, que foram encontradas na literatura científica especializada. Sendo assim, e dentro desse contexto, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o arcabouço teórico encontrado na literatura que concorre para uma clara definição de governança, acompanhada do termo ‘local’. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica na literatura especializada. Os resultados obtidos mostraram que nos tempos atuais, não se pode negar que é primordial conhecer e se fazer conhecer o sentido atribuído à expressão governança local, já que ela vem sendo empregada com uma conotação positiva no campo de estudos da nova gestão pública.

Keywords


Municípios, Atores sociais, Democracia, Gestão Pública, Desenvolvimento Local Sustentável.

References


ANDION, Carolina. Análise de redes e desenvolvimento local Sustentável. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro 37(5):1033-54, Set. /Out. 2003.

BENTO, Leonardo Valles. Governança global: uma abordagem conceitual e normativa das relações internacionais em um cenário de interdependência e globalização. 2007. 575 f. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.

CAPELLA, Ana Cláudia Niedhardt. Formulação de Políticas. Brasília: Enap, 2018, 151 p.: il.

CHAGNAZAROFF, Ivan Beck. Reflexões sobre estratégias de governança local. Gestão e Sociedade, 3(5), 2009, p. 23-47.

CORRALO, Giovani da Silva. A boa governança local e a atividade econômica: o poder municipal como indutor do desenvolvimento sustentável e da justiça social. Argumentum - Revista de direito, n. 15, 2014, p. 73-97.

GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1994. 207 p.

GODOY, A. S. (1995b). Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, 35(4), 65-71.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SANTOS, Carolinne Nhoato dos; TAFFAREL, Claridê Chitolina. Autonomia municipal, poder local e participação popular. Justiça do Direito. v. 27, n. 2, jul. /dez. 2013 - p. 275-297

VILLAS BÔAS FILHO, Orlando. A governança em suas múltiplas formas de expressão: o delineamento conceitual de um fenômeno complexo. Revista Estudos Institucionais, Vol. 2 (2), 2016, p. 670-706.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-756

Refbacks

  • There are currently no refbacks.