Atravessamentos Culturais na Merenda Escolar / Cultural Crossings at School Lunch

Anderson Carlos Da Silva, Rosiléa Agostinha De Araújo, George Pimentel Fernandes

Abstract


A alimentação é um fenômeno social complexo que pode ocorrer também em ambiente escolar e pode ser percebida a partir de diferentes perspectivas. Dentro da perspectiva política da merenda escolar há uma compreensão sobre os programas de alimentação na escola como políticas públicas de caráter assistencialista, em detrimento de simplesmente cumprir com a sua função de assegurar o direito à alimentação. De todo modo, é importante ressaltar que em um país de dimensões continentais como o Brasil tais políticas sofrem influência direta da cultura regional, seja por respeito às manifestações culturais, seja pela facilidade geográfica para comprar determinados alimentos, facilidade esta que só foi possível com a descentralização das compras no principal programa de merenda escolar no país o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) Foi essa descentralização possibilitou que a compra de insumos incorporasse particularidades regionais. Portanto, essa pesquisa busca identificar objetivo dessa pesquisa é identificar a existência de possíveis conexões entre cultura e merenda escolar e teve como referencial teórico bibliográfico alguns estudiosos da cultura, da alimentação e merenda escolar como Alfredo Bosi (1992), Contreras e Gracia (2011) e Camozzi (2015).


Keywords


Cultura, PNAE, merenda escolar.

References


BEZ, Andressa. Aceitação da alimentação e análise do cardápio escolar de uma Escola Municipal De Francisco Beltrão – PR Rasbran. vol. 8, n. 2, 2017 Disponível em: < https://www.rasbran.com.br/rasbran/article/view/268/173> Acesso em 05 de novembro de 2018.

BORGES JÚNIOR, Carlos. Apontamentos teóricos sobre os estudos culturais. Caletroscópio. vol. 04, n. 6, jan-jun 2016. Disponível em: Acesso em 29 de agosto de 2018.

BOSI, Alfredo. Cultura brasileira e culturas brasileiras. In: BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das letras. p. 308-345.

CAMARGO, Renata Bueno de. ROVINA, Evelise Miqueli. NOGUEIRA, Patrícia Carreira. Avaliação da aceitação do novo cardápio escolar por alunos e professores em uma escola do municipio de piracicaba. 4 Simpósio de Ensino de Graduação e 4 Mostra Acadêmica da Unimep. Disponível em: Acesso em 05 de novembro de 2018

CAMOZZI, Aída Bruna Quilici et al. Promoção da Alimentação Saudável na Escola:

realidade ou utopia? Cad. saúde colet., Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 32-37. Disponível em

X2015000100032&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 06 de Fevereiro de 2018.

CONTRERAS, Jesús; GRACIA, Mabel. Alimentação, sociedade e cultura. Tradução Mayra Fonseca e Barbara Atie Guidalli. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocurz, 2011

FRANÇA, Fabiana Chagas Oliveira de et alli. Mudanças dos hábitos alimentares provocados pela industrialização e o impacto sobre a saúde do brasileiro. Disponível em Acesso em 21 de Setembro de 2018)

PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR. Disponível em:

SILVA, Edleuza Oliveira; AMPARO-SANTOS, Lígia; SOARES, Micheli Dantas. Alimentação escolar e constituição de identidades dos escolares: da merenda para pobres ao direito à alimentação. Cad. Saúde Pública. vol. 34, n. 4. 2018. Disponível em Acesso em 05 de novembro de 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-740

Refbacks

  • There are currently no refbacks.