Reflexões Epistemológicas acerca das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Disciplina de Física no Estado do Paraná / Epistemological Reflections on the Curricular Guidelines of Basic Education for the Discipline of Physics in the State of Paraná

Authors

  • Cristiane Beatriz Dahmer Couto
  • Dayane da Silva
  • Vilmar Malacarne

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-721

Keywords:

Currículo, Ensino de Física, Epistemologia.

Abstract

O presente trabalho busca realizar uma análise documental das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a disciplina de Física (DCE), do estado do Paraná, propondo reflexões a partir de sua fundamentação epistemológica. Este documento é norteador da proposta pedagógica das instituições e dos planejamentos dos professores na rede estadual de ensino. Desta forma, o trabalho objetiva identificar como os aspectos epistemológicos fundamentam a abordagem teórica do documento, de modo a possibilitar a aproximação dos conhecimentos científicos historicamente construídos com o ensino de Física em sala de aula. O referencial teórico priorizou a classificação proposta por Morais e Silva (2017), as contribuições de Hessen, Costa e Gasparin e Petenucci no que se refere às posições epistemológicas e a delimitação das diferentes abordagens curriculares presentes no documento, estabelecendo um diálogo entre o referencial adotado e os argumentos apresentados no mesmo. Evidenciando que a superficialidade e as fragilidades teóricas dificultam o desenvolvimento de práticas que demonstrem o processo de construção do conhecimento científico a partir de uma postura construtivista. Pois, é o aprofundamento conceitual do professor que possibilita a reflexão crítica sobre o currículo e sobre suas práticas pedagógicas.

References

BECKER, F. Modelos pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Disponível em: http://www.marcelo.sabbatini.com/wp-content/uploads/downloads/becker-epistemologias.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2019.

CACHAPUZ, A. PRAIA, J. JORGE, M. Da educação em ciência às orientações para o ensino de ciências: um repensar epistemológico. Ciência e educação. V.10, n.3, p. 363-381, 2004.

CACHAPUZ, A [et al.]. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo, Ática, 2000.

COSTA, J. C. Augusto Comte e as origens do positivismo.

Disponível em: www.revistas.usp.br/revhistoria/article/viewFile/34860/37598. Acesso em: 28 de jun. 2019.

GASPARIN, J. L. PETENUCCI, M. C. Pedagogia histórico-crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 10 jul. 2018.

HARRES, J. B. S. Natureza da Ciência e implicações para a educação científica. In: MORAES, R (org). Construtivismo e Ensino de Ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Porto alegre: EDIPUCRS, 2000. p.37-68.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. Trad. Antônio Correia. 7. ed. COIMBRA: Armênio amado, 1980.

JAPIASSÚ, H.MARCONDES, D. Dicionário básico de filosofia, 5ª edição. Rio de Janeiro, Jorge Zahar editor, 2008.

LAKATOS, E. M. MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1983.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricos – metodológicos. 2ed. Petrópolis: Vozes, 1994.

MORAIS, J. O. SILVA, A. F. G. Fundamentação epistemológica da proposta curricular do Estado de São Paulo: relações entre teoria e prática. Disponível em: www.abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1071-1.pd. Acesso em: 11 jul. 2019.

MOREIRA, A. F. B. SILVA, T. T. Currículo, cultura e sociedade. 8 ed. São Paulo, Cortez, 2005

MOREIRA, A. M. OSTERMANN, F. Sobre o método científico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.10, n.2. p.108-117, 1993.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação – Diretrizes Curriculares da Rede Pública de Educação Básica do Estado do Paraná – Física. Curitiba: SEED, 2008.

SANTOS, N. O. B. GASPARIN, J. L. Concepção dialética do conhecimento e a didática: Possibilidade de formação do professor. Disponível em: http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2015/trabalhos/co_03/82.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez, 1984.

Published

2020-07-27

How to Cite

Couto, C. B. D., Silva, D. da, & Malacarne, V. (2020). Reflexões Epistemológicas acerca das Diretrizes Curriculares da Educação Básica para a Disciplina de Física no Estado do Paraná / Epistemological Reflections on the Curricular Guidelines of Basic Education for the Discipline of Physics in the State of Paraná. Brazilian Journal of Development, 6(7), 51805–51818. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-721

Issue

Section

Original Papers