Bingo Reino Plantae: instrumento didático como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia / Bingo Reino Plantae: didactic instrument as a strategy for the teaching and learning process of Biology

Authors

  • Maria Edilania da Silva Serafim Pereira
  • Cícero Leonardo Barbosa de Lima
  • Gizeuda Fernandes da Silva Araújo
  • Leonardo Alves de Lima
  • Norma Suely Ramos Freire Bezerra
  • Patrícia Almeida Tavares Gonçalves
  • Socorro Márcia Gomes Torres
  • Cicero Magerbio Gomes Torres

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-720

Keywords:

Ensino de Ciências e Biologia, Metodologia, Jogos didáticos.

Abstract

O Ensino de Biologia, durante os últimos anos, encaminha-se em busca de instrumentos e metodologias nos quais favoreçam a ressignificação do Ensino de Biologia, com a perspectiva de tornar as aulas mais dinâmicas e interativas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância do uso de jogos como estratégias metodológicas para o Ensino de Biologia. O trabalho caracteriza-se como sendo um estudo descritivo, exploratório com abordagem qualitativa. Os resultados da análise do “Bingo Reino Plantae” apontam para um acompanhamento planejado e orientado, no qual é possível a realização e efetivação das ações em sala de aula. Os alunos relataram compreender os conteúdos abordados de forma mais simples o que demonstra a eficácia do jogo. Conclui-se que o uso do jogo, nas aulas de Biologia, contribui significativamente para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem dos alunos, fortalece o relacionamento da coletividade e promove o incentivo e a partilha dos conhecimentos adquiridos durante a aplicação do jogo.

References

ALMEIDA C. M. M.; LOPES P. T. C.; DAL-FARRA R. A. O Lúdico Como Prática Pedagógica no Ensino de Ciências: Jogo Didático como o Sistema Esquelético. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013.

ANDRÉ M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em:http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: julho de 2020.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. Edital Nº 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica. Brasília: Capes, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais e biologia. Brasília: MEC/SEF, 1998

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais de ciências naturais e biologia. Brasília: MEC/SEF, 1998

BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília : 1996.

CAMPOS, Luciana Maria Lunardi et al. A produção de jogos didáticos para o ensino de ciências e biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos núcleos de Ensino, v. 47, p. 47-60, 2003.

CAMPOS, L. M. L.; FELICIO, A. K. C.; BORTOLOTTO, T. M. A produção de jogos

didáticos para o ensino de Ciências e Biologia: uma proposta para favorecer a aprendizagem. Caderno dos Núcleos de Ensino, 2003, p. 35-48.

COSTA G. M. C. (Organizador). Metodologias ativas: métodos e práticas para o século XXI – Quirinópolis, GO: Editora IGM, 2020.

DA SILVA BUSS, Cristiano; MACKEDANZ, Luiz Fernando. O ensino através de projetos como metodologia ativa de ensino e de aprendizagem. Revista Thema, v. 14, n. 3, p. 122-131, 2017.

ESPINDOLA D. S.; CARNEIRO D.; KUNH T. C. G.; ANTIQUEIRA L. M. O. R. Atividade lúdica para o ensino de ciências como prática inclusiva para surdos. Revista Educação Especial | v. 30 | n. 58 | p. 485-498 | maio/ago. 2017 Santa Maria.

FERNANDES, Elisângela; SANTOMAURO, Beatriz. Aula expositiva: o professor no centro das atenções. Nova Escola, 2011.

FERREIRA, Arlete Alves dos Santos Novais; DOS SANTOS, Caique Barbosa. A Ludicidade no Ensino da Biologia/The Playfulness in the Teaching of Biology. ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA, v. 13, n. 45, p. 847-861, 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. Editora Perspectiva SA, 2020.

HARTMANN, Andressa Corcete; MARONN, Tainá Griep; SANTOS, Eliane Gonçalves. A importância da aula expositiva dialogada no Ensino de Ciências e Biologia. Anais do II Encontro de Debates sobre trabalho, Educação e Currículo Integrado, 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Cortez, 2001.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Ludicidade: o que é mesmo isso, p. 22-60, 2005.

LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, v. 3, n. 2, 2014.

MARCONI, M.A. LAKATOS, E. M. Metodologia Cientifica. 5ª edição. São Paulo, SP. Editora Atlas, 2003

NERI, Islaiany Costa et al. Aprendizagem significativa e jogos didáticos: a utilização da roleta e tabuleiro com cartas (rtcbio) no ensino de biologia/Significant learning and teaching games: the use of the roulette and chart with letters (rtcbio) in the teaching of biology. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 5, p. 28728-28742, 2020.

OLIVEIRA D. A.; GHEDIN E.; SOUZA J. M. O jogo de perguntas e respostas como recurso didático-pedagógico no desenvolvimento do raciocínio lógico enquanto processo de ensino aprendizagem de conteúdos de ciências do oitavo ano do ensino fundamental. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de novembro de 2013.

PIMENTA S. G.; GHEDIN E.(orgs.) Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. - São Paulo: Cortez, 2006.

SOARES, M. Jogos para o Ensino de Química: teoria, métodos e aplicações. Guarapari: Ex Libris, 2008. 169p.

TORRES, C. M. G; PESSOA, A. R. R; PIEROTE, E. M. V. F; CARVALHO, T. J. C. M; SOUSA, S. I. R. Atividades Pedagógicas Lúdicas no Ensino da Biologia. In: TORRES, C. M. G (Org). Atividades Pedagógicas Lúdicas no Ensino de Biologia. Crato: RDS, 2014.

Published

2020-07-27

How to Cite

Pereira, M. E. da S. S., Lima, C. L. B. de, Araújo, G. F. da S., Lima, L. A. de, Bezerra, N. S. R. F., Gonçalves, P. A. T., Torres, S. M. G., & Torres, C. M. G. (2020). Bingo Reino Plantae: instrumento didático como estratégia para o processo de ensino e aprendizagem de Biologia / Bingo Reino Plantae: didactic instrument as a strategy for the teaching and learning process of Biology. Brazilian Journal of Development, 6(7), 51792–51804. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-720

Issue

Section

Original Papers