Educação em saúde: riscos para doenças crônicas não-transmissíveis / Health education: risks for chronic non-transmissible diseases

Authors

  • Inglidy Rennaly Maciel Melo
  • Leandro Luna de Araujo
  • Clésia Oliveira Pachú
  • Cibelly Alves Santos
  • Andresa da Silva Costa Nunes
  • Ana Maria Amâncio Oliveira
  • Valéria de Albuquerque Brito

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-582

Keywords:

Doença crônica, Fatores de risco, Prevenção.

Abstract

Introdução: As doenças crônicas não-transmissíveis correspondem a cerca de 70% das mortes. Existindo inúmeros fatores de risco relacionados a este tipo de doenças, cuja remoção, ou atenuação, pode contribuir para o declínio da mortalidade, fazendo-se necessário o acompanhamento e monitoramento destes fatores. Este resumo tem como objetivo descrever as ações de educação em saúde realizadas por meio do Projeto Ações Educativas em Saúde: Doenças Crônicas Não-Transmissíveis. Metodologia: Utilizou-se de metodologia ativa do tipo aprendizagem baseada em problema (ABP), as intervenções eram realizadas no prédio que abriga os Centros de Educação e Centro de Ciências Sociais Aplicadas, situado no Campus I da UEPB, Campina Grande, Paraíba, de Março a Agosto de 2017, sendo assistidas 716 pessoas, que buscaram voluntariamente participar das intervenções. Sendo realizado no momento das ações o cálculo do IMC e verificação de PA, que posteriormente eram anotados na Ficha Padrão NEAS, em que após a observação desses dados o assistido recebia informações acerca dos padrões observados e  orientações quanto à prevenção e controle de DCNTs. Resultados e discussão: Em relação à PA 3,64% da população feminina e 7,12% da população masculina apresentaram níveis pressóricos elevados, quanto ao IMC 41,37% da população feminina e 57,05% da população masculina não se encontravam no seu peso ideal.  Conclusão: Fica demonstrada a necessidade da promoção de saúde e prevenção de doenças a partir de intervenções de cunho multidisciplinar para os assistidos, com a possibilidade da implementação de práticas da fundamentação do cuidado por meio dos graduandos extensionistas.

References

ACHUTTI, A; AZAMBUJA, M. Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil: repercussões do modelo de atenção à saúde sobre a seguridade social. Ciência & Saúde Coletiva v.9, n.4, p.833-840, 2004.

Brasil. Ministério da Saúde (MS). Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde.Plano de ações estratégicas para o enfrentamento Doenças não-transmissíveis no Brasil 2011-2022. Brasília: MS; 2011. (Série B. Textos Básicos de Saúde).

MALTA, D et al. Prevalência de fatores de risco e proteção para doenças crônicas não-transmissíveis em adultos: estudo transversal, Brasil, 2011. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 22, n.3, p.423-434, jul-set, 2013.

PINHEIRO, A; FREITAS, S; CORSO, A. Uma abordagem epidemiológica da obesidade. Rev. Nutr. Campinas, v.17, n. 4, p. 523-533, out/dez, 2004.

Published

2020-07-22

How to Cite

Melo, I. R. M., Araujo, L. L. de, Pachú, C. O., Santos, C. A., Nunes, A. da S. C., Oliveira, A. M. A., & Brito, V. de A. (2020). Educação em saúde: riscos para doenças crônicas não-transmissíveis / Health education: risks for chronic non-transmissible diseases. Brazilian Journal of Development, 6(7), 49838–49842. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-582

Issue

Section

Original Papers