O gepedes na formação docente: tecendo perspectivas, saberes e reflexões / Gepedes in teaching training: weaking perspectives, knowledge and reflections

Authors

  • Daniele Cariolano da Silva
  • Claudeth da Silva Lemos
  • Alysson Saraiva de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-512

Keywords:

Professor, Formação, Pesquisa, Saberes.

Abstract

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, Docência e Estudos Surdos – GEPEDES no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Quixadá. Partindo da problemática entre as exigências legais de formação docente e as condições reais para a garantia dessa formação profissional na universidade, o estudo teve como objetivo compreender o papel do grupo GEPEDES para a formação inicial de professores. Para tanto, analisaram-se as perspectivas, os saberes e as reflexões suscitadas por participantes licenciandos em geografia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, recorrendo ao Relato Reflexivo como instrumental de apreensão de dados. Foram 51 relatos produzidos por cinco alunos de diversos semestres do curso de Geografia do IFCE – Campus Quixadá e ao longo do desenvolvimento de atividades de dois projetos de pesquisa em andamento no referido grupo. Os resultados evidenciaram o GEPEDES como experiência formativa de ensino-aprendizagem mediante vivência de diferentes práticas de ensino-pesquisa, tecendo processos de construção e entrelaçamento de diferentes percepções, conhecimentos e reflexões na busca de uma formação profissional crítica, dialógica, sólida, consciente e transformadora ante os dilemas da profissão docente. O trabalho realizado aponta a necessidade latente de criação e atuação de grupos de pesquisas nas áreas e subáreas da Educação/Formação docente/Ensino-aprendizagem nos Institutos Federais de Educação.

References

ABRAMOWICZ, Mere. A importância dos grupos de formação reflexiva docente no interior dos cursos universitários. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2012.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL/MEC. Resolução CNE/CP nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília-DF: CNE, 2015. Disponível em: https://www. http://portal.mec.gov.br. Acesso em: 29/01/2019.

CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de. et al. A docência universitária sob o prisma da integração ensino e pesquisa. Teresina: EDUFPI, 2014.

______ . Didática e docência: aprendendo a profissão. 3ª ed. Brasília: Líber Livro, 2011.

LUDKE, Menga; ANDRE, Marli. Pesquisa em educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 1986.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, nº 40 jan./abr., 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 04/02/2019.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para a integração. Cadernos de Pedagogia Universitária 3. São Paulo: Universidade de São Paulo - Pró-Reitoria de Graduação, 2008. Disponível em: http://www.prg.usp.br/wp-content/uploads/antonio_joaquim_severino_cadernos_3.pdf. Acesso em: 05/02/2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

THERRIEN, Jacques. Os saberes da racionalidade pedagógica na sociedade contemporânea. Goiânia: Ed. PUC Goiás, v. 9, n. 1, jan./jun, 2006, p. 67-81. Disponível em: http://revistas.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/75/71. Acesso em: 01/02/2019.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à Pesquisa em Ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

Published

2020-07-21

How to Cite

Silva, D. C. da, Lemos, C. da S., & Oliveira, A. S. de. (2020). O gepedes na formação docente: tecendo perspectivas, saberes e reflexões / Gepedes in teaching training: weaking perspectives, knowledge and reflections. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48910–48918. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-512

Issue

Section

Original Papers