Análise qualitativa da capacitação no meio rural na modalidade de ensino a distância de 2018 a 2019: caso Senar/AR-GO / Qualitative analysis of training in rural environment in distance education mode 2018 to 2019: case Senar/AR-GO

Mara Lopes de Araújo Lima, Leonardo Guerra de Rezende Guedes

Abstract


As aplicações tecnológicas e científicas no agronegócio estão obrigando o homem do campo a conhecê-las e operacionalizá-las no intuito de obter mais sucesso em sua produção e comercialização. A busca de profissionalização por intermédio das capacitações específicas para este setor cresce, assim como as modalidades de ensino. O ensino a distância tem se destacado como importante ferramenta de aprendizagem e disseminação de conhecimento por ser atraente do ponto de vista da acessibilidade oportunizando a conectividade de pessoas – em qualquer local do mundo – com o conhecimento. O presente artigo computa dados relacionados à profissionalização das pessoas que estão no campo em Goiás entre 2018 e 2019 e analisa os meios existentes para essa ação destacando o ensino a distância ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR – em Goiás. Verifica-se que em Goiás, onde a falta de mão de obra capacitada no campo é um problema a ser enfrentado, esse é um dos meios que se demonstra efetivo no acesso ao conhecimento e à capacitação desse público específico.

 

 


Keywords


Ensino a distância, Capacitação, Meio rural, Profissionalização.

References


ANTONIO, K. J.; DE FÁTIMA, R. N. Metodologia de desenvolvimento de competências. Editora SENAC, São Paulo, 2019.

ASSIS, B. R. de et al. Estudo Comparado das Práticas de Ater no Brasil Com a Experiência da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) SENAR/GO. 2019.

CARVALHO, J. A.; ARAÚJO, J. E. N. R.; ALVES, F. A. Andragogia: a forma adequada de aprendizagem para o adulto. Cadernos UniFOA, v. 3, n. 1 Esp, p. 19, 2019.

DO NASCIMENTO, C; BRITTO, E.; DE SANTANA, P. M. Economia baiana retoma crescimento em ritmo lento. Conjuntura & Planejamento, n. 197, p. 7-31, 2020.

FERRAZ, T. C.; ZANELLA, A. V.; DE ARAÚJO, F. C. Evasão em cursos profissionalizantes a distância: um estudo dos cursos oferecidos pelo SENAR de Goiás. Revista EDaPECI, v. 19, n. 2, p. 150-164, 2019.

FERNANDES, S. M.; HENN, L. G.; KIST, L. B. O ensino a distância no Brasil: alguns apontamentos. Research, Society and Development, v. 9, n. 2, p. 19, 2020.

GUEDES, L. G. de R.; CORDEIRO, A. M.; FLEURY, N. B. Um Método para o Diagnóstico das Habilidades Gerenciais de Egressos em Engenharia como Subsídio ao Arefeiçoamento de Projetos Pedagógicos no Escopo da Gestão: Um Estudo de Caso. International Journal on Alive Engineering Education, v. 2, n. 2, p. 71-83, 2015.

GUEDES, L. G. de R.; DOS SANTOS, J. P. A. Diagnosis and evaluation of active methodologies application at the pontifical catholic university of Goiás and the Federal university of Goiás’ Engineering Courses. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 16897-16910, 2019.

IBGE. Sistema IBGE de Recuperação Automática - SIDRA. Censo Agropecuário, 2020.

TORRES, T. Z. et al. Educação a distância: uma estratégia comunicacional para disseminação e transferência de tecnologias na Embrapa. In: Embrapa Informática Agropecuária-Artigo em anais de congresso (ALICE). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 39, 2016, São Paulo. Anais. São Paulo: INTERCOM, 2016, 2016.

DOT DIGITAL GROUP. Instituto de Estudos Avançados-IEA. Relatório de Resultado da Pesquisa de impacto,2018-2019. (documento interno)

BRASIL. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-Série Metodológica; metodologia de ensino do SENAR. Formação Profissional Rural e Promoção Social. Brasília: SENAR, 2016.

PORTAL EAD SENAR-GO. Página inicial. Disponível em: <://ead.senargo.org.br/> Acesso em: 21 de jun.de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-507

Refbacks

  • There are currently no refbacks.