Gestão da demanda: estudo em uma empresa de grande porte do setor têxtil/Demand Management: study in a large company in the textile sector

Edson Santos da Silva Junior, Ethel Cristina Chiari da Silva, José Luís Garcia Hermosilla

Abstract


Gestão da demanda é um processo que visa atender às necessidades dos clientes buscando redução de custos e excelência no atendimento. O objetivo deste trabalho foi estudar modelos de previsão de demanda, tendo como cenário uma empresa de grande porte do segmento têxtil, a fim de propor métodos que a auxilie nesse processo. A condução do trabalho teve como base uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso. Foram coletados dados de vendas de uma determinada família de produtos e aplicados métodos estatísticos com o intuito de verificar qual o método que se adapta à empresa­; a ferramenta Excel foi utilizada como apoio para realizar os cálculos e, foi aplicado o conceito de Tracking Signal (TS) para verificar se o modelo se enquadra no perfil da empresa em estudo. Após a realização do cálculo do TS, pode-se concluir que para esse caso o modelo mais adequado é o da suavização com tendência, pois o TS ficou em praticamente todos os períodos dentro dos limites aceitáveis.


Keywords


Gestão de demanda, Previsão de demanda, Tracking signal.

References


BALLOU, R.H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 6ª ed. Porto Alegre: Editora Bookman, 2006.

BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2010.

CONSUL, F. B.; WERNER, L. Avaliação de técnicas de previsão de demanda utilizadas por um software de gerenciamento de estoques no setor farmacêutico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Maturidade e desafios da Engenharia de Produção: competitividade das empresas, condições de trabalho, meio ambiente. 30, São Carlos, SP, 2010. Anais... São Carlos, SP: Enegep, 2010.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção: MRPII/ERP: conceitos, uso e implantação. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

FOGLIATTO, F. S. et al. Previsão de demanda por energia elétrica: método e aplicação. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 25., Porto alegre, 2005. Anais... Porto Alegre: Enegep, 2005.

GAITHER, N.; FRAIZER, G. Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pioneira

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. C; HYNDMAN, R. J. Forecasting Methods and Applications. 3ª ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.

MARTINS, P. G.; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

MESQUITA, M. A. Previsão de demanda. In: LUSTOSA, L; MESQUITA, M.; QUELHAS, O; OLIVEIRA, R. J. P. (organizadores). Planejamento e controle da Produção. Rio de Janeiro: Elsevier,2008. p.49 – 75

MOREIRA, E.; PACAGNELLA, A.C.; PACÍFICO, O.; SALGADO JÚNIOR, A.P. Contribuições do planejamento e controle da produção para a competitividade empresarial: um estudo em uma empresa do setor moveleiro. Espacios, São Paulo, v. 35, n. 9, 2014. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2016.

SAMOHYL, R. W.; SOUZA, G.; MIRANDA, R. Métodos simplificados de previsão empresarial. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

SLACK, N.; CHAMBERS, S.; HARLAND, C.; HARRISON, A. JOHNSTON. Administração da Produção. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

VIEIRA, B. M.; ELIAS, S. J. B.; NUNES, F. R. M. Previsão de demandas em uma confecção de roupa íntima feminina – estudo de caso. In: SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO LOGÍSTICA E OPERAÇÕES INTERNACIONAIS. 13., São Paulo, 2010. Anais... São Paulo: FGV, EAESP 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-505

Refbacks

  • There are currently no refbacks.