Avaliação do método prático para dimensionamento de estoques (MPDE) no contexto de melhorias na gestão de estoques em uma Empresa de médio porte do setor / Method practical for stocks sizing (MPSS) of assessment in the context of improvements in management stocks on a company average size of timber industry

Diego Moah Lobato Tavares, Arnold Estephane Castro de Souza, Aron Weber da Silva Pinheiro

Abstract


A proposta deste estudo é verificar a desempenho da metodologia prática de dimensionamento de estoques (MPDE). A MPDE foi desenvolvida visando definir as decisões necessárias para obter o desempenho logístico considerando o cenário em que a empresa alvo está inserida. Tudo isso para oferecer melhorias na decisão de quanto estoque manter na empresa além de ações para diminuir o risco de ruptura de estoque. Este trabalho foi aplicado em uma empresa de médio porte do setor madeireiro no estado do Pará. O estudo de caso fará um diagnóstico da situação anterior à implantação do MPDE e posteriormente comparar e identificar as melhorias e também as ineficiências do método na empresa em questão. Para a realização do estudo optou-se por uma pesquisa tanto qualitativa quanto quantitativa, através de entrevistas com gestores responsáveis pela empresa e também indicadores quantitativos de estoque. Como finalidade, pretende-se diagnosticar as reais mudanças que ocorreram na empresa estudada e como essas mudanças contribuíram ou não para a melhoria da eficácia dos estoques do estudo de caso.

 

 


Keywords


Gestão de estoque, MPDE, Setor madeireiro.

References


BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

GASNIER, D. G. A dinâmica dos estoques: guia prático para planejamento, gestão de materiais e logística. São Paulo: IMAM, 2002.

IOE-PA. Diário oficial do Estado do Pará. Disponível em:

. Acesso em 23 de Junho de 2015.

PROGRESSIVE GROCER. The Stockout Study: A Crusade Against Stockouts, The National Association of Food Chains and A.C. Nielsen, Parts l and 2, pp. S1-S31, 1968.

RECEITA FEDERAL DO BRASIL. Cadastro nacional de pessoa jurídica.

. Acesso em 23 de Junho de 2015.

SILVA, E. L.; MENEZES, E. M. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. rev. atual. Florianópolis: UFSC, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-491

Refbacks

  • There are currently no refbacks.