Diversidade e curriculo escolar: ações pedagógicas / Diversity and school curriculum: pedagogical actions

Rosilene Lopes de Pinho, Eva da Silva Cebalho, Senira Inácio da Silva

Abstract


Este trabalho é fruto de uma pesquisa que tem como eixo temático Diversidade e Currículo Escolares realizada num empreendimento interdisciplinar no 7º semestre de Pedagogia. A pesquisa realizada é de cunho teórico e com dados de pesquisa campo relativos as ações pedagógicas visíveis na observação do trabalho dos professores nos anos iniciais do Ensino Fundamental e como as ações e práticas pedagógicas se desenvolvem na aprendizagem das crianças. Como metodologia de pesquisa realizamos um estudo bibliográfico dos autores que trata dessa temática, na pesquisa a campo realizamos análise do PPP (Projeto Político Pedagógico), entrevistas com professores coordenadoras e diretor/a de uma escola pública de Cáceres. Na realização da pesquisa bibliográfica, utilizamos os principais autores: Monton (2007), Pedago Brasil (2010), Monteiro (2000), Reily (2004) e outros, assim como alguns documentos como: PCN´s (2001), RCNEI (2001), entre outros. Através da pesquisa, podemos dizer que o seminário interdisciplinar nos proporcionou uma reflexão e a ampliação dos conhecimentos adquiridos durante a graduação, tendo possibilidades de perceber que os currículos escolares ainda necessitam de reformulação de forma que possa atender a toda comunidade escolar.

 


Keywords


Diversidade, Currículo, Ações pedagógicas, Ensino/aprendizagem

References


______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares nacionais: Educação Física. Brasília-DF: a Secretaria, 2001.

¬¬¬¬¬_______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares nacionais: Introdução aos parâmetros curriculares. Brasília-DF: a Secretaria, 2001.

_______. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 2001.

BRASIL, Secretaria de Educação especial. Conjunto de materiais para capacitação de professores: necessidades na sala de aula: tradução Ana Maria Isabel Lopes da Silva. Reimp. Brasília: MEC/SSEESP.1998.

CANDAU, Vera Maria. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

Disponível em: HTTP//WWW. Pro-inclusão.org.br/texto.html#todas. Texto; Uma Educação para todos. Publicado por MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Acesso em 28/08/2011.

MAZZOTTA, Marcos José Silveira. Educação especial no Brasil: História e políticas públicas. 5 eds. São Paulo: Cortez, 2005.

REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. Campinas, SP: Papirus, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-479

Refbacks

  • There are currently no refbacks.