Matemática inclusiva: aluno surdo / Inclusive mathematics: deaf student

Dânlei de Oliveira Preato, Adilson Rosa Teixeira, Roseli Maria de Jesus Soares, Queila Barbosa Alves Druzian

Abstract


O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e/ou com surdez nesse processo, expondo também o papel da escola e do professor. A escola tem como função desenvolver recursos que auxiliem a inclusão do estudante com necessidades especiais no seu espaço físico e pedagógico, desenvolvendo o Projeto Político Pedagógico (PPP) sem restrições a esses educandos. Ao contrário, eles devem ser incluídos em suas pluralidades, bem como os objetivos a curto, médio e longo prazo que se quer atingir. O professor, por seu turno, tem um papel fundamental como mediador dos processos de ensino-aprendizagem numa escola inclusiva, e o aluno, com necessidades especiais, serão recebidos em sala de aula por esse docente. A pesquisa foi realizada através de levantamentos bibliográficos por meios de documentos verídicos e legítimos. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição Federal, preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que ele o mesmo


permaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao sabe-se que o Brasil tem avançado no que tange à criação de leis, amparo e resguardo ao aluno com surdez.

 


Keywords


Matemática, Aluno Surdo, Inclusão.

References


BARBOSA, H. O Desenvolvimento de Conceitos e Procedimentos Numéricos de Crianças Surdas e Não-Surdas de idade Pré-Escolar. Relatório Final de Pós-Doutorado. CNPq. 2008.

BAPTISTA, C. R. Inclusão ou exclusão? In: VEIGA-NETO, A.; SCHMIDT, S. (Orgs.). A educação em tempos de globalização. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.20-40.

LOBATO, M. J. S. O aluno surdo e o ensino de matemática: desafios e perspectivas na escola regular de ensino em natal, RN, 2013. Disponível em: < http://www.conferencias.ulbra.br/index. php/ciem/vi/paper/viewFile/815/69 > Acesso em: 30 Set. 2016.

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm > Acesso em: 26 jun. 2016.

. Lei Nº 10.098, Presidência da República, 19 de Dezembro de 2000. < http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/LEIS/L10098.htm > Acesso em: 22 jun. 2016.

. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Nº 9.394, 20 de dezembro de 1996. Brasília, Ministério da Educação, 1996. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm > Acesso em: 18 jun. 2016.

. Diretrizes Operacionais do Atendimento Educacional Especializada na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.

CARVALHO, Paulo Vaz de. Breve História dos Surdos no Mundo. SurdUniverso; 2007.

LOPES, Maria da Glória. Jogos na educação: criar, fazer, jogar – 4ª ed. Ver. São Paulo : Cortez, 2001.

MACHADO. K. da S. A prática da inclusão de alunos com necessidades educativas especiais em classe regular: um estudo de caso com abordagem etnográfica. (Dissertação de Mestrado). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ, 2005

NUNES, T.; MORENO, C. Is hearing impairment a cause of difficulties in learning mathematics? In: DONLAN, C. (Ed.). The development of mathematical skills: studies in developmental psychology. Hove, UK: Psychology Press, 1998. p. 227-254.

NUNES T.; MORENO, C. An intervention program for promoting deaf pupils' achievement in mathematics. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 7, n. 2, p. 120-133, 2002.

RABELO, E. H. Textos Matemáticos: produção, interpretação e resolução de problemas .4.ed. ver. E ampl. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

REILY, Lucia Helena. PORTAL PAPIRUS. Estratégias pedagógicas na escola inclusiva, Entrevistado: 2005. Disponível em:

Acesso em: 23 Set. 2016

RECHICO, C. F. & MAROSTEGA, V. L. (Re) pensando o papel do educador especial no contexto da inclusão de alunos surdos. Revista do Centro de Educação. v. 19,

, p. 23.

RIBAS, João. Preconceito contra as pessoas com deficiência: as relações que travamos com o mundo. São Paulo: Cortez, 2007.

SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para Todos. 3. ed. Rio de Janeiro, WVA, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-417

Refbacks

  • There are currently no refbacks.