Excelência no Atendimento: Como Conquistar? / Service Excellence: How to Conquer?

Mariane da Silva Belem, Coriolano Chaves Borges Filho

Abstract


O artigo teve como objetivo analisar formas de se alcançar um atendimento de excelência. Com o crescimento da exigência de qualidade por parte dos clientes, as empresas têm de se moldar a esse público, sendo o atendimento visto não apenas como um diferencial e, sim, como algo indispensável e que necessita ser melhorado. Considerando alguns pontos a serem explorados pelas empresas, como: liderança, qualidade dos serviços, acessibilidade e estrutura, conhecimento e treinamento e avaliação e recompensa. Com foco na inspiração dos colaboradores, avaliação de qualidade de serviços, investimentos estruturais, treinamentos adequados e recompensas, observando que é possível conquistar um atendimento de excelência, se os empresários buscarem e investirem nesses critérios. Sendo necessária uma mudança de pensamento dos empresários.


Keywords


atendimento, excelência, hospitalidade, qualidade.

References


ALLEN, Johnny; O’TOOLE, William; MCDONNELL, Ian; HARRIS, Robert. Organização e Gestão de Eventos. 3 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

BARATA, Maura Cristina; BORGES, Marcia M. Técnicas de Recepção. Rio de Janeiro: Senac, 1998.

BERRY, Leonard L. Serviços de Satisfação Máxima: guia prático de ação. Rio de Janeiro: Campus, 1996.

CAON, Mauro. Gestão Estratégica de Serviços de Hotelaria. São Paulo: Atlas, 2008.

CASTELLI, Geraldo. Hospitalidade: a inovação na gestão das organizações prestadoras de serviços. São Paulo: Saraiva, 2010.

______. Administração Hoteleira. 9 Ed. Caxias do Sul: EDUCS, 2003.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; DA SILVA, Roberto. Metodologia Científica. 6ª edição. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

CHON, Kye-Sung; SPARROWE, R.T. Hospitalidade: Conceitos e aplicações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CONNELLAN, Thomas K. Nos bastidores da Disney: os segredos do sucesso da mais poderosa empresa de diversões do mundo. 22 Ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

DISNEY INSTITUTE. O jeito Disney de encantar os clientes: do atendimento excepcional ao nunca parar de crescer e acreditar. São Paulo: Saraiva, 2011.

FARIA, Marina Dias de; MOTTA, Paulo César. Pessoas com deficiência visual: barreiras para o lazer turístico. Turismo em Análise, v. 23, 691-717, 2012.

FRANZEN, Letícia Indart; REIS, Tatiane Brum de Oliveira. Turismo e Hospitalidade: Um estudo sobre o atendimento ao turista deficiente e com mobilidade reduzida em Hotéis de Santa Maria/RS, Brasil. Revista Hospitalidade, v. X, n 2, 249-274, 2013.

GALVÃO, A.P.; CRUZ, F. N.; FAUCÃO, J. A. Satisfação dos Clientes quanto à qualidade dos Serviços do Terminal Rodoviário de Natal (RN). Turismo em Análise, v. 25, 185-202, 2014.

HARGREAVES, Lourdes; ZUANETTI, Rose; LEE, Renato. Qualidade em prestação de serviços. 2 Ed. Rio de Janeiro: Senac, 2001.

LADEIRA, Wagner Júnior; SANTINI, Fernando de Oliveira; ARAUJO, Clecio Falcão; FINKLER, Eliveto Nagel da Rosa. Determinantes da relação confiança e lealdade no setor hoteleiro: Uma análise das dimensões atendimento e valor percebido. Revista Turismo - Visão e ação, v. 16, 386-415, 2014.

LASHLEY, Conrad; MORRISON, Alison; Em busca da hospitalidade: perspectivas para um mundo globalizado. Barueri, São Paulo: Manole, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria; Fundamentos de Metodologia Científica. 7 Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARICATO, Percival; Como montar e administrar bares e restaurantes. 9 Ed. São Paulo: Senac, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-415

Refbacks

  • There are currently no refbacks.