Feira de alimentos orgânicos em Manaus-AM: Uma percepção ambiental dos seus atores sociais / Organic food fair in Manaus-AM: An environmental perception of its social actors

Rafael de Lima Erazo, Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa

Abstract


As feiras orgânicas são caracterizadas pela presença de produtores certificados, que comercializam produtos in natura e processados no próprio estabelecimento ou de terceiros também certificados, seguindo as normas da Lei 10.831/2003. Com isso, buscamos nessa pesquisa caracterizar uma feira de alimentos orgânicos em Manaus-AM, assim como os principais atores sociais que constituem esse sistema. A feira funciona aos sábados, fica localizada no bairro de Adrianópolis, Manaus (AM). Por ser um local de comercialização exclusiva de alimentos orgânicos, essa feira em Manaus constituiu o local de estudo. Dessa forma, a amostra obtida para análise foi de 26 consumidores e 14 produtores. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário para os consumidores, e outro para os produtores. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2019. Os principais produtos comercializados na “feira do MAPA” são hortaliças, notadamente, alface, cebolinha, coentro e pimentão. Os produtos comercializados são expostos de forma tradicional, em bancadas, sendo que a grande maioria é exposta sem selo orgânico de identificação no produto ou embalagem. A “feira do MAPA” é considerada pequena, possuindo dezoito bancas para venda dos produtos comercializados por associados da APOAM (Associação dos Produtores de Orgânicos do Estado do Amazonas). Quanto ao perfil dos produtores, conclui-se que estes apresentam predominância de mulheres, com mais de 40 anos, com primeiro grau completo, são predominantemente casados, com uma renda mensal menor que R$1.000,00 reais e que a maioria tem entre 2 e 3 filhos. Quanto ao perfil dos consumidores, conclui-se que estes formam um público “cativo” e seleto. A maioria dos consumidores possui alta escolaridade (nível superior), está na faixa de idade superior a 40 anos, declara seu estado civil como casado e renda superior a R$3.000,00/mês. Ao se analisarem os atributos mais valorizados pelos consumidores em relação aos produtos orgânicos, verifica-se que os atributos que os consumidores consideram mais importantes estão relacionados à tríade “saúde, meio-ambiente e sabor”. No entanto, os consumidores da feira de alimentos orgânicos de Manaus parecem ser motivados mais fortemente por questões pessoais do que por questões ambientais.


Keywords


Agricultura familiar, Agroecologia e Sustentabilidade.

References


BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mapa incentiva produção de orgânicos. Notícias de 09 ago 2010b. Disponível em: . Acesso 13 out. 2019.

DAROLT, M. R. O Consumidor e o mercado de produtos Orgânicos. I Simpósio: A pesquisa em agricultura orgânica, UFLA, Lavras, 2003.

DAROLT, M. R. O papel do consumidor no mercado de produtos orgânicos. 2004. Disponivel em: . Acesso em: 13 out. 2019.

FONSECA, M. F. A. C.; BARBOSA, S. C. A.; COLNAGO, N. F.; SILVA, G. R. R. Agricultura orgânica: introdução às normas, regulamentos técnicos critérios para acesso aos mercados dos produtos orgânicos no Brasil. -- Niterói: Programa Rio Rural, 2009. 58 p.; 30 cm. -- (Programa Rio Rural. Manual Técnico, 19)

IBD. Agricultura Orgânica no Brasil, disponível na internet , acesso em 14 de Outubro de 2019.

Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social e Instituto Agronômico do Paraná. – Curitiba : IPARDES, 2007. / O mercado de orgânicos no Paraná: caracterização e tendências.

KREISBERG, J. Learning from Organic Agriculture. Explore, v.2, n.5, p. 450-452, sepoct.,2006.

KARAM, K. F.; ZOLDAN, P. Comercialização e consumo de produtos agroecológicos: pesquisa dos locais de venda, pesquisa do consumidor. Relatório final. Florianópolis: Instituto CEPA/SC, 51 p., 2003. Disponível em: . Acesso em: 13 Novembro. 2019.

SOUSA, J. E. S. S.; SILVA, A. J; SILVA, R.M; ALVES, J. C. V; NASCIMENTO, L.F; FELIZ, M. V. B; COSTA, J. A; GALINDO, I,C,L. Caracterização dos comerciantes de produtos orgânicos em feiras agroecológicas do recife – PE. Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-403

Refbacks

  • There are currently no refbacks.