Tecendo as teias de uma nova ruralidade: Relação entre gênero e escolaridade de agricultores do lago Janauacá, Careiro Castanho – AM / Weaving the webs of a new rurality: Relationship between gender and schooling of farmers from Lake Janauacá, Careiro Castanho - AM

Rafael de Lima Erazo, Lindomar de Jesus de Sousa Silva, Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa

Abstract


O presente estudo realizado na região do lago Janauacá, município de Careiro - AM, utilizou a pesquisa exploratória com a finalidade de alcançar uma maior interação com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou constituir hipóteses, além de contribuir para aprimorar idéias. Esta opção utiliza como técnicas a coleta de informação (dados), revisão bibliográfica, leitura de livros, artigos e documentos e os dados secundários com base para compreensão do objeto em estudo. Buscamos com esta pesquisa construir e caracterizar uma relação entre o gênero e a escolaridade dos agricultores familiares da região do lago Janauacá, Careiro (AM). Os dados da comunidade do lago Janauacá evidencia um processo de modificação do campo amazonense, com a redução da presença feminina e a masculinização rural. Tais aspectos evidencia que há um desiquilíbrio no meio, que tem forte impactos na produção e no desenvolvimento agrícola. A ausência de uma política de desenvolvimento que incentiva a permanência da juventude, tantos homens e mulheres no campo pode comprometer ainda mais a já débil produção agrícola do estado do Amazonas.

 


Keywords


Desenvolvimento, Educação, Políticas públicas e Sustentabilidade.

References


COSTA, C. et al. Masculinização rural por faixa etária: apontamentos para o RS. Rev Congrega URCAMP, Bagé, v.3, p.1-13, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo:Atlas, 2002.

PATTON, M.Q. Qualitative evaluation and research methods. Newbury Park, CA. Sage Publications, 1990.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas,2009.

VIEIRA, R.; DIAS, C.; SOUZA, A.; MELLO, S. Estudo de Caso: uma Abordagem Naturalista. In: ASSEMBLÉIA DO CONSELHO LATINOAMERICANO DE ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO, 37, 2002, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: Cladea, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-399

Refbacks

  • There are currently no refbacks.