Utilização das tecnologias digitais nos contextos educativos: concepções de licenciandos em matemática / Use of digital technologies in educational contexts: conceptions of licensors in mathematics

Marcia Lorena Saurin Martinez, Fernanda Fátima Cofferri, Tanise Paula Novello

Abstract


As tecnologias, em especial, as digitais tornaram-se ferramentas essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo dos seres humanos nos âmbitos sociais e educativos. Nesse sentido, integrar diferentes tecnologias no cotidiano escolar e universitário tem proporcionado a criação de outros saberes e formas de aprender até então impensados. Nesse processo, faz-se necessário que espaços educativos e seus sujeitos insiram-se emergencialmente nessa realidade tecnológica. Assim, o objetivo do presente artigo é de compreender as concepções de licenciandos do primeiro semestre do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública federal, sobre a utilização das tecnologias digitais nos contextos educativos, especialmente no que tange o ensino de matemática, a partir de discursos produzidos durante a disciplina de Tecnologias Aplicadas a Educação Matemática. Para tanto, utiliza-se o método de Análise Textual Discursiva, ao qual propõe fazer uma leitura aprofundada de materiais textuais, com o objetivo de descrevê-los e de interpretá-los, no intuito de atingir uma melhor compreensão dos fenômenos e dos discursos a partir dos quais foram produzidos. A análise será realizada pelo entremear dos discursos com autores que balizam o entendimento e a compreensão dos mesmos. Esta reflexão ainda pretende dar maior visibilidade e aplicabilidade desta temática inserida nos processos de formação inicial da docência. A relevância do uso das diversas tecnologias na educação foi reafirmada nos discursos dos graduandos, visto que inserir as tecnologias nos cursos de formação inicial de professores buscando estratégias para incorporá-las nos processos pedagógicos, é uma emergência para o contínuo desenvolvimento dos contextos educativos e dos sujeitos em formação docente.


Keywords


Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Licenciatura.

References


BARCO, Luiz. Adestramento ou Pedagogia Digital. In: Cristiano Nabuco de Abreu; Evelyn Eisenstein, Susana Graciela, Bruno Estefenon. (Org.). Vivendo esse Mundo Digital: Impactos na Saúde, na Educação e nos Comportamentos Sociais. 1ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, p. 158-162.

BRASÃO, Maurício dos Reis. Navegar é preciso: as TICs na formação de pedagogos, o olhar dos formadores. Dissertação de Mestrado em Educação. UNIUBE: Uberaba, 2011. Disponível em: http://www.uniube.br/biblioteca/novo/base/teses/BU000206404.pdf Acesso em: 31 mar. 2015.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria á prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas, SP: Papirus, 1996, p. 17-28.

ELORZA, Natiele S. L. Formação de professores de matemática e as tecnologias e informação e comunicação: a produção das revistas Zetetiké e Bolema. In: Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, 16, Campinas, 2012, p. 1151-1162.

KENSKI, Vani. Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus. 2012.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson, 2010.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2007.

OBLINGER, Diana. The Next Generation of Educational Engagement. In: Journal of Interactive Media in Education 2004 (8). Special Issue on the Educational Semantic Web. Disponível em < http://www-jime.open.ac.uk/articles/10.5334/2004-8-oblinger/> Acesso em: 02 mar. 2017.

PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. In: PRENSKY, Marc. On the Horizon. NCB University Press, Vol. 9 No. 5, October (2001a). Disponível em: < http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf> . Acesso em: 05 fev.2017.

SAMPAIO, Marisa Naraza & LEITE, Lígia Silva. Alfabetização tecnológica do professor. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

SERRES, Michel. Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Bertrand Brasil, 2013.

STAHL, Marimar M. A formação de professores para o uso das novas tecnologias de comunicação e informação. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. p. 292-317.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-397

Refbacks

  • There are currently no refbacks.