Planejamento nas instalações físicas com foco às pessoas com deficiência / Planning in physical facilities focusing on handicapped people /Planification des installations physiques concentrée a propos des personnes handicapées

Vanderlei Balbino Costa, David Kei Lopes Shibue, Wallace Andrei Amaral Ferreira, Maria Izabel de Paula Ribeiro

Abstract


O estudo é relevante para a sociedade, bem como para o mundo acadêmico uma vez que possibilitará uma visão ampla do cotidiano vivido pelas pessoas com deficiência e sua acessibilidade e inclusão sócio-educacional no mercado de trabalho. O problema de pesquisa foi: investigar como vem sendo a acessibilidade urbana para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida nos diversos espaços sociais? Objetivos: analisar as reais oportunidades de inserção das pessoas com deficiência no planejamento das instalações com o foco na acessibilidade; Verificar o processo de inclusão das pessoas com deficiência nas Legislações Vigentes; levantar dados sobre o apoio dispensado as pessoas com deficiência; verificar o que significa à inclusão para esses sujeitos. A pesquisa foi qualitativa. Para tanto, lançamos mão de bibliografias, acessando artigos, legislações, resoluções e documentos oficiais. Os referenciais se consubstanciaram em obras, artigos, leis, decretos, diretrizes, conferências e resoluções que discutem temas como Inclusão social, Acessibilidade física Constituição de barreiras e Autonomia das pessoas com deficiência nos diversos espaços. Os resultados nos fizeram perceber que há necessidade de adaptar os espaços físicos às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, crianças, mulheres gestantes e idosos. Nossas considerações são as de que os "Normais", precisam se conscientizar que ir e vir são um dos direitos sociais de todos independentes se são ou estão vivendo em situação de deficiência.

Keywords


Pessoas com deficiência, Inclusão social, Acessibilidade física

References


BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília [2015], Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 jan. 2020.

COSTA, Vanderlei Balbino da. Inclusão escolar do deficiente visual no ensino regular. Jundiaí: Paco Editorial, 2012

FERRARI, Regina Maria Macedo Nery. Direito Constitucional. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

LÜDKE, Menga; André, Marli E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Rodrigo Nicolau. Empresa não é obrigada a contratar deficiente sem qualificação. 2013. Artigo do ConJur. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2013-dez-26/rodrigo-marconi-empresa-nao-obrigada-contratar-deficiente-qualificacao. Acesso em: 29 mar. 2019.

RAGAZZI, Ivana Aparecida Grizzo. Inclusão Social: a importância do trabalho da pessoa portadora de deficiência. São Paulo: Editora LTr, 2010.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 32º Ed. São Paulo: Editora Malheiros, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-388

Refbacks

  • There are currently no refbacks.