Roteiro de estudo: uma abordagem metodológica no processo ensino- aprendizagem / Study route: a methodological approach in the teaching-learning process

Rejane Cristina Fiorelli de Mendonça, Antônio José dos Santos Camurça, Jeynna Suyanne Pereira Venceslau, Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar, Francisco Leonardo da Silva Feitosa, José Leonardo Gomes Coelho, Emília Suitberta de Oliveira Trigueiro, Cicero Magerbio Gomes Torres

Abstract


Com o passar do tempo o uso de tecnologias tem ganhando um grande espaço na forma de ensino-aprendizagem. Essa tecnologia deve ser aplicada de forma responsável, tendo como fonte primordial uma proposta pedagógica eficaz. O presente trabalho teve como objetivo descrever o roteiro de estudo como prática pedagógica em sala de aula, contribuindo para um melhor desempenho escolar. A metodologia utilizada para a construção desse artigo está pautada numa revisão de literatura sobre a temática apresentada. As metodologias ativas de aprendizagem se mostraram alicerçadas na autonomia e tendo como foco o desenvolvimento de competências e habilidades, com base na aprendizagem colaborativa e na interdisciplinaridade. A aprendizagem se torna mais significativa quando há uma atuação direta e ativa do aluno nesse processo, e para isto, quanto mais atrativo, mais instigante e mais próximo da vivência real, maior será essa interação. Conclui-se que as metodologias ativas vêm se tornando a cada dia mais rotineira dentro do processo de ensino-aprendizagem, seja ele no ensino básico ou superior. É sabido sobre importância da autonomia do aprendiz neste processo, sendo a forma ativa de aprendizagem comprovadamente mais efetiva e facilitadora. Ressalta-se ainda, que dentro dessa metodologia, o professor se torna orientador, e o aluno protagonista dessa aprendizagem.


Keywords


Educação, Metodologia Ativa, Ensino.

References


BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2018.

BAROLLI, Elisabeth; AOKI, Edna; BARRETTO, Luiz Cláudio. Projeto Heliópolis: explicitação de expectativas de aprendizagem e construção de roteiros de leitura em contexto de inovação pedagógica. Cadernoscenpec. São Paulo. v.2. n.2. p.243-267. Dez. 2012.

BERBEL, N.A.N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas: diferentes termos ou diferentes caminhos? Interface Comun Saúde Educ. 2(2):139-54, 2016.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 33. ed. Petrópolis (RJ): Vozes; 2018.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora. São Paulo: Penso, 2018.

COSTA, N.M.S.C. Docência no ensino médico: por que é tão difícil mudar? Rev Bras Educ Med. 31(31):21-30, 2007.

DINIZ, Sirley Nogueira de Faria. O uso das novas tecnologias em sala de aula. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis – SC, 2011.

EMEF. Pres. Campos Salles. Roteiro de estudo e a reorganização do tempo e do espaço. Disponível em: https://campossalles.wordpress.com/roteiro-de-estudo-e-a-reorganizacao-do-tempo-e-do-espaco/. 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.*

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MANCINI, Marisa Cotta; SAMPAIO, Rosana Ferreira. Quando o objeto de estudo é a literatura: estudos de revisão. Brazilian Journal of Physical Therapy, v. 10, n. 4, p. 0-0, 2006.

MANZINI, Neiva Irma Jost. Roteiro pedagógico: um instrumento para a aprendizagem de conceitos de física. Ciência & Educação, vol. 13, núm. 1, abril, 2007, pp. 127-138.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. 2013. Acessado em: 16/12/2019. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf

PAULA, João Basílio Costa; SOBRINHO, Jerônimo Coura. Podcasts educativos: possibilidades, limitações e a visão de professores de ensino superior. Universidade Federal de Pernambuco - Núcleo de Estudos de Hipertexto e Tecnologias na Educação. 2010. Acessado em 09 de dezembro de 2019.

SILVA, E. C. et al. A produção de roteiros de aula com a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez em um curso superior de tecnologia EAD. Florianópolis- SC, 2016.

SIQUEIRA, B. R. Os anéis da serpente: a aprendizagem baseada em problemas e as sociedades de controle. Ciênc Saúde Coletiva.14(4):1183-92, 2009.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-373

Refbacks

  • There are currently no refbacks.