O portfólio como instrumento de aprendizagem na graduação de enfermagem: relato de experiência / The portfolio as a learning instrument in nursing graduation: experience report

Aysla Kalliny dos Reis, Anderson Wagner Ramos Martins, Audrey Moura Mota Gerônimo, Cinthia Rafaela Amaro Gonçalves de Andrade, Jovânia Marques de Oliveira e Silva, Rafaela Lira Mendes Costa, Rosa Patrícia Gomes Tenório Omena Rodrigues, Raiane Jordan da Silva Araújo

Abstract


As instituições de ensino superior têm repensado suas práticas pedagógicas, buscando estratégias educacionais que atendam às demandas do discente, motivando-o e dando enfoque na realidade social. Neste cenário educacional superior, os cursos de graduação em saúde propõem o currículo baseado em competência, que estimulam a formação do conhecimento (o aprender a conhecer), de habilidades (o aprender a fazer) e de atitudes (o aprender a conviver e o aprender a ser). Este artigo tem como objetivo principal, descrever a experiência vivenciada por acadêmicas da graduação em Enfermagem, na construção de um portfólio, enquanto recurso para acompanhamento de aprendizagem no estágio curricular obrigatório, em uma Unidade Básica de Saúde do município de Maceió - AL, durante o primeiro semestre de 2018. Ao longo do percurso de produção dos portfólios, os graduandos referiam diversas dúvidas e dificuldades em questões relacionadas a forma mais adequada e específica de construí-lo, sendo necessário trabalhar diversas abordagens em sala de aula para assim sanar todas as dificuldades e construir um instrumento rico que contribuísse no processo de ensino – aprendizagem. Sendo assim, o portfólio é um instrumento de ensino relevante e crítico, à medida que consegue inserir o estudante na posição de construtor do seu próprio conhecimento científico.

 

 


Keywords


Educação superior, Portfólio, Ensino, Enfermagem.

References


ALBUQUERQUE, V.S et al. Os espaços de construção do conhecimento e a avaliação no currículo integrado do curso de enfermagem do UNIFESO. R. Pesq. Cuid. Fundam. 2(3):997-1008.2010

ALVES, L. P. Portfolios como instrumentos de avaliação dos processos de ensinagem. In: REUNIÃO ANUAL da ANPED, 26, 2003, Poços de Caldas. Anais... Poços de Caldas: ANPED, 2003.

AMARAL, E. al. Avaliando competência clínica: o método de avaliação estruturada observacional. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 31, n. 3, p. 287-290, 2007.

ALVARENGA, G.M.; ARAÚJO, Z.R. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Estudos em Avaliação Educacional, v. 17, n. 33, jan./abr. 2006. 4. LIMA, Valéria V. Espiral construtivista: uma metodologia ativa de ensino aprendizagem. Interface (Botucatu), Botucatu, v. 21, n. 61, p. 421- 434, 2017.

BRASIL. Lei nº 11.788/2008, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes, e dá outras providências. Poder Executivo, Brasília, DF, 2008b. VIEIRA, V. M. Portfólio: uma proposta de avaliação como reconstrução do processo de aprendizagem. Psicologia Escolar e Educação. v. 6, n. 2, Campinas. 2002.

FRIEDRICH, D.B.C.et al O portfólio como avaliação: análise de sua utilização na graduação de enfermagem Rev. Latino-Am. Enfermagem nov-dez;18(6),2010.

MOULIN, N. Utilização do portfólio na avaliação do ensino a distância. ABED, 2002.

OTRENTI1, et al. Portfólio reflexivo como método de avaliação na residência de gerência de serviços de enfermagem. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, Londrina, v. 32, n. 1, p. 41-46, jan./jun. 2011.

PERNIGOTTI, J.; SAENGER, L. O portfólio pode muito mais do que uma prova. Pátio, Porto Alegre, ano 3, n. 12, p. 54-56, fev./abr. 2000.

RODRIGUES, R. M.; Relato de experiência na utilização do portfólio na graduação em enfermagem. Cogitare Enfermagem [online] 2012, 17 (outubro-dezembro)

SÁ, I. P. Avaliação por portfolio ou “nem só de provas vive a escola”. Disponível em: Acesso em: 8 dez. 2008.

SISTELOS, A.; SCHIEL, U.; DOMINGUEZ, A. H. Um Sistema de Apoio ao Método de Avaliação Autêntica: Projeto Poeta. [s.d.] Disponível em:http://www.tbsministries.com/poetalms.co m/images/PoetaLms/publications/papers/sist elos-et-al1998.pdf.

SILVA, C. M. S. L. M. D; TANJI, S. O portfólio reflexivo: pareceres dos estudantes de enfermagem. Revista Ibero-americana de Educación, Madrid, v. 6, n. 46, p. 1-10, Jul. 2008.

SILVA, R.F. et al. Reflexiveformation: teachers’ representationsaboutthe use ofreflexive portfolio in theformingof medical doctorsand nurses. Interface - Comunic. Saúde, Educ. , v.12, n.27, p.721-34, out./dez. 2008 Vilas Boas MBF. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. 4ª ed. Campinas: Papirus; 2007.

VIEIRA, M.L; SORDI, M.R.L. Possibilidades e limites do uso do portfólio no trabalho pedagógico no ensino superior. Revista e-curriculum. v.8 n.1, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-360

Refbacks

  • There are currently no refbacks.