A criança com TEA: o ingresso no ensino fundamental em meio a pandemia/The child with ASD: entering elementary school amid the pandemic

Authors

  • Paloma Rodrigues Cardozo
  • Andreia Mendes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-302

Keywords:

Infância, Transtorno do Espectro Autista, Alfabetização.

Abstract

Nossa finalidade é apresentar o trabalho realizado em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Porto Alegre no que diz respeito à inclusão no primeiro ano do ensino fundamental de crianças com o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Justifica-se, pois, a cada ano percebemos um aumento significativo de crianças com tal diagnóstico ingressando no primeiro ano do ensino fundamental. Considerando que o período de ingresso e transição da educação infantil para o ensino fundamental ocasiona expectativas nos pais, crianças e educadores, este trabalho visa discutir sobre o papel do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no apoio ao planejamento do professor para estes alunos em tempos de isolamento social. Por objetivo, visamos discutir a inclusão das crianças com TEA na escola em meio ao distanciamento social, em tempos que o envio de atividades ocorre de maneira remota, sem a interação direta entre professor/aluno. Pertinente à área da Educação, a experiência na escola é importante para o desenvolvimento da criança e neste espaço ela produz sua trajetória escolar.  Apoiadas em Mantoan (2003), sobre a identidade sociocultural e a escola como local de legitimação, e Sarmento (2004) tomando-lhe a invisibilização da infância como uma crise de conceitos, reforçamos a necessidade de (re)pensar a inclusão e adaptação dos alunos com NEES e especificamente os alunos com TEA no cenário atual. É uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, realizamos oito entrevistas com famílias de crianças que apontavam ter o laudo no ato da matrícula ou que já estavam em investigação e foram entrevistados quatro professores. A análise se deu por meio da Análise de Conteúdo utilizando os pressupostos de Bardin. Concluímos que o processo de ingresso no ensino fundamental requer um trabalho em conjunto com os familiares e professores, para que ao conhecer a trajetória da criança e o professor possa ter elementos que o auxilie na construção do vínculo inicial com estes alunos. Consideramos de extrema importância que o professor do AEE conheça conceitos e discussões sobre Infância e suas peculiaridades. Na atualidade se faz necessário garantir espaços de escuta e fala – tanto para os professores, quanto para as famílias.

References

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American PsychiatricAssociation, 2013.

ARANTES, V.A. Afetividade e Cognição: rompendo a dicotomia na educação. São Paulo: Mandruvá, 2004. Disponível em: http://www.hottopos.com/videtur23/valeria.htm. Acesso em: 02.12.2019.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: edições 70, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 19/08/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei 12.764/12: Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12764.htm. Acesso em 04.08.19.

_______. CNE. CEB. Resolução n. 2, de 11 de setembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília: 2001.

MANTOAN, Maria Tereza. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MEIRIEU, Phillippe. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005.

PAIS, José Machado. Sociologia da Vida Quotidiana: Teorias Métodos e Estudos de caso. Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais. Edição Brasileira: Vida Cotidiana: Enigmas e Revelações. São Paulo: Cortez, 2003.

SARMENTO, Manoel Jacinto. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M.J.; CERISARA, A.B. (Coord.). Crianças e Miúdos. Perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto, Portugal: Edições ASA, 2004.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação 2030: Declaração de Incheon e Marco de Ação, rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Brasília, 2016. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000243278_por. Acesso em: 12 de outubro de 2019.

VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Published

2020-07-14

How to Cite

Cardozo, P. R., & Santos, A. M. dos. (2020). A criança com TEA: o ingresso no ensino fundamental em meio a pandemia/The child with ASD: entering elementary school amid the pandemic. Brazilian Journal of Development, 6(7), 46193–46201. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-302

Issue

Section

Original Papers