Diagnóstico socioprodutivo dos produtores rurais de Senador Rui Palmeira, Alagoas, Brasil / Socioeconomic diagnosis of rural producers of the municipality of Senador Rui Palmeira-Alagoas

Luan Silva Lisboa, José Crisólogo de Sales Silva, Neilson Silva Santos, Ricardo Santos de Almeida, Cirlene Jeane Santos e Santos, Filipe Augusto Leal Dantas, Conceição Maria Dias de Lima

Abstract


O perfil de produtores rurais é um tema pouco estudado no estado de Alagoas, mas no decorrer do tempo vem ganhando seu espaço. A partir de vários estudos comprovou-se que essas informações são um instrumento valioso de gestão, principalmente relacionado à definição da melhoria de práticas no ramo da agropecuária, produtos e do fortalecimento da organização social, assim como na priorização e definição de estratégias de políticas de desenvolvimento. Neste contexto, objetivou-se com o presente estudo diagnosticar o perfil socioeconômico dos produtores rurais do município de Senador Rui Palmeira – AL. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi de entrevistas semiestruturadas, observações in loco, conversas com os produtores e aplicações de questionários em 10 pontos da cidade, totalizando 100 produtores entrevistados. O manejo alimentar empregado é composto principalmente por pastagem nativa e concentrado vendido no comércio ou formulado na própria propriedade. Milho e palma são as culturas mais presentes nas propriedades e o sistema predominante é o extensivo. Conclui-se que a ausência de assistência técnica e recursos financeiros impossibilitam os produtores de investir em uma atividade lucrativa. Os sistemas de produção agropecuários no município apresentam baixa sustentabilidade em função da falta de integração entre as diferentes atividades praticadas, sendo necessárias políticas públicas de incentivo e capacitação agropecuária.


Keywords


Agricultura Familiar, Semiárido, Perfil Socioeconômico.

References


REYMÃO, A. E. e SABER, B. A. Acesso à água tratada e insuficiência de renda: Duas dimensões do problema da pobreza no Nordeste brasileiro sob a óptica dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Revista Iberoamericana de Economía Ecológica, vol. 12, pág1-15, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário 2017: Divulgação Preliminar. Apresentação realizada pela Coordenação do Censo Agropecuário no lançamento dos resultados preliminares em 26/julho/2018. Rio de Janeiro, 2018b. Available at: <>. Access: 27 jul. 2018.

ALVES, T. G. Diagnostico da Comercializaçao dos Produtos entre Produtores e Feirantes ligados á Associação Viver da Terra no Município de Iporá-GO. Diagnostico da Comercializaçao dos Produtos entre Produtores e Feirantes ligados á Associaçao Viver da Terra no Municipio de Iporá-GO., 2020.

MAPA. "Temos que tirar pequeno produtor do patamar de baixa tecnologia". 2019. Available at::Access: 05 abr. 2020.

DA COSTA CORREIA, Ideginaldo Rogerio et al. Diagnóstico Socioeconômico da Associação dos Produtores de Leite da Agricultura Familiar de Poço das Trincheiras-AL (Agroleite). Diversitas Journal, v. 4, n. 2, p. 332-341, 2019.

IBGE. Cidades. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 2018. Availableat: <>. Access; 30 apr 2020.

Cristiano Miguel Pontes Pereira, Conceição Maria Dias de Lima, José Crisólogo de Sales Silva, Jakes Halan de Queiroz Costa. Economia solidária e as perspectivas de desenvolvimento territorial / Solidary economy and perspectives for territorial development. Brazilian Journal of Development.. Vol 6 (5), 2020. DOI:10.34117/bjdv6n5-487




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-283

Refbacks

  • There are currently no refbacks.