Do processo de criação ao espetáculo: a experiência da criação por meio da aproximação com o método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) / From the creation process to the show: the creation experience through the approach with the danish-researcher-interpreter (BPI) method

Thaís Aguiar Rufino, Isabel de Oliveira Mamede Barbosa, Michelle Ferreira de Oliveira

Abstract


A dança contemporânea tem como premissa o movimento e pensar filosófico das artes contemporâneas, dialogando com posturas reflexivas. A repetição de movimentos por si só, organizados em forma de célula coreográfica sem sentindo, emoção ou qualquer identidade do artista da cena, tornam-se uma realidade distanciada para esse contexto. Nessa perspectiva, em busca da autonomia do sujeito e uma prática reflexiva, nos aproximamos do método bailarino-pesquisador-intérprete (BPI) e utilizamos de algumas ferramentas para instigar os envolvidos a criação. O objetivo desse trabalho é apresentar a prática realizada com um grupo de dança, sem experiência em dança contemporânea. Concluímos que, as ferramentas utilizadas, nos permitiram vislumbrar uma dança que se propõe a inclusão, valores e apreensão da realidade, com foco no cotidiano, na cultura, na realidade de corpos individuais imersos em coletividades.


Keywords


Espetáculo, Processos de criação, Produção cênica, Bailarino-pesquisador-intérprete, BPI.

References


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DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-240

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