Minha terra: horta, culinária e pertencimento / My land: vegetable garden, cuisine and belonging

Liliana Eliza Mello Costa, Dilson Vilalva Esquer

Abstract


Este trabalho tem o objetivo de apresentar de que forma ocorre o desenvolvimento e aplicabilidade do projeto da base diversificada no âmbito de educação ambiental, cultura local e cozinha experimental, o mesmo é intitulado Minha Terra, desenvolvido na Escola Jatobazinho, extensão da Escola Municipal Rural Polo Paraguai Mirim, uma escola ribeirinha do município de Corumbá-MS. O público atendido são alunos de 05 a 12 anos. O projeto surge para atender uma especificidade da educação integral que é o trabalho com a oficina agrícola e culinária. A metodologia utilizada para sua execução foi por meio de aulas expositivas dialogadas e aulas experimentais e práticas. A aula expositiva dialogada é uma outra configuração da aula expositiva, pois tira o professor do centro de tudo e de único detentor de saber, ele sai do papel de somente transmissor. Há momentos de aula experimentais e prática, que é um momento de trocas significativas de ação pesquisa, possui como objetivos despertar o sentimento de pertencimento à terra pantaneira, propondo a interdisciplinaridade, por meio do incentivo a agricultura familiar, sustentável e orgânico sem o uso de agrotóxicos, consolidando técnicas de manuseio e composição do solo, minhocário, rotação de culturas, compostagem e processamento dos alimentos.

 


Keywords


Horta Escolar, Educação Ambiental, Culinária, Pertencimento.

References


ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos e ALVES, Leonir Pessate. (Orgs.) Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 8ed. Joinville, SC: UNIVILLE, 2009.

BRASIL.ConstituiçãoFederal,5deoutubrode1988.Disponívelem:

CABRAL, Marluz Martins; SOUSA, Marluce Silva. Projeto de Horta Escolar: Estudo de Caso no Colégio da Polícia Militar de Rio Verde – GO. Itinerarius Reflectionis. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus de Jataí – UFG. Volume 1 - Número 14 - Primeiro Semestre de 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/rir/article/view/22372/19259

DE OLIVEIRA NETO, Benjamim Machado. O valor da pluralidade cultural e o currículo cscolar na concepção do professor/El valor de la pluralidad cultural y el currículo escolar en el diseño del profesorado. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 9, p. 13764-13779, 2019. Disponível em: https://brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/3026

FREINET, C. A pedagogia Freinet por aqueles que a praticam. A Educação do Trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

JACOBI, Pedro. Educação ambiental: o desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo. Em Educ. Pesqui. vol.31, n.2, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-239

Refbacks

  • There are currently no refbacks.