Os desafios das pessoas com deficiência no mundo do trabalho: o proeja como alternativa para inclusão / The challenges of people with disabilities in the wrok world: proeja as an alternative for inclusion

Maiusa Ferraz Pereira Santos, Arlete Ramos dos Santos, Rosenaide Pereira dos Reis Ramos, Gilvan dos Santos Sousa, Karine Barbosa dos Santos

Abstract


Este artigo tem como escopo analisar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência e sua inserção no mundo do trabalho, tendo em vista, os mecanismos de produção do sistema capitalista. Para tanto, com base em uma revisão bibliográfica, discute a interface existente entre educação, trabalho e deficiência partindo do ponto de vista histórico, procurando compreender os entraves e as possibilidades que foram apresentados neste processo de inclusão pelas diversas sociedades ao longo do tempo. Como resultado ficou evidente que garantir a formação básica da pessoa com deficiência é condição principal para sua inclusão no mercado de trabalho e, portanto identifica o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação e Jovens e Adultos - PROEJA, como uma alternativa para a formação profissional do jovem e adulto com deficiência, por propor uma educação que estabeleça, no processo de ensino e aprendizagem a concretização da relação teoria e prática, possibilitando a superação da dicotomia entre a construção do saber e saber fazer, tão presente no sistema educacional guiado pelos princípios do capitalismo.

 

 


Keywords


Deficiência, educação profissional, trabalho.

References


BRASIL. CNE/CEB. Parecer nº 17. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial em Educação Básica. Brasília, 2001.

_______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. DF, Senado Federal, 1988.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

_______. DECRETO Nº 5.478, DE 24 DE JUNHO DE 2005. Institui o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5478.htm. Acesso em: 15/06/2020.

_______. DECRETO Nº 5.840, DE 13 DE JULHO DE 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5840.htm. Acesso em: 15/06/2020.

_______.MEC/SETEC. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos: Ensino Médio/Técnico – PROEJA: Documento Base. Brasília, 2007.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia d educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

KUENZER, Acácia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval; SANFELICE, José Luis (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, HISTEDBR, 2002.

GUHUR, M.L.P. Representação da deficiência mental: esboço de uma abordagem histórica. 1992. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba.

GLAT, Rosana. Pesquisa em Educação Especial na Pós-Graduação. Viveiros de Castro Editora Ltda.: Rio de Janeiro, 1998.

NERY, S. C.; SANTOS, A. R.; SOUZA, M. S.; COSTA, P. A. da. A formação em educação do campo no município de Ilhéus-BA com base nos indicadores do PAR: análise da política educacional. Braz. Ap. Sci. Rev., Curitiba, v. 2, n. 4, Edição Especial, p. 1384-1398, set. 2018. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BASR/article/view/522/451

PESSOTTI, Isaias. Deficiência Mental: da Superstição à Ciência. São Paulo: Queiroz/EDUSP. 1984.

RAMOS. Marise. A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 401-422.

SILVA, Otto Marques da. A Epopéia Ignorada – a pessoa deficiente na história do mundo de ontem e de hoje – São Paulo: CEDAS, 1986.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-229

Refbacks

  • There are currently no refbacks.