Consumo no centro comercial de Imperatriz-MA: uma abordagem socioeconômica sobre os fatores que influenciam o consumo/Consumption in the commercial center of Imperatriz-MA: a socioeconomic approach on factors that influence consumption

Francisco Sousa da Silva, Cristina Sousa da Silva, Deusilene da Silva Alencar, Maika Rodrigues Amorim

Abstract


Este trabalho teve por objetivo identificar os fatores que influenciam o consumo no centro comercial na cidade de Imperatriz, Estado do Maranhão. Para a consecução do objetivo proposto foi realizada um pesquisa de campo com aplicação de questionário de 05 questões fechadas, de amostra extraída de uma população frequentadora do principal centro comercial da referida cidade. Constatou- se que os consumidores de Imperatriz – MA exercem a maior parte da sua opção de consumo influenciados pelo preços dos bens e serviços, onde a maioria (especificamente mais de 70%) detém de uma renda líquida abaixo de 2 salários mínimos. Uma parcela considerável dos consumidores imperatrizense condicionam sua compra principalmente ao fator preço (em 58% dos casos), aproximadamente metade dos entrevistados consideram-se consumidores controlados (em 43% dos casos). Nesse cenário, aliado a disparidade apresentada pela renda emergiu também a disparidade do nível educacional.

 


Keywords


Consumo, Renda, Mercado.

References


ALMEIDA, Mário de Sousa, Elaboração de Projeto,TCC, dissertação e tese:uma abordagem simples, prática e objetiva. São Paulo: Atlas, 2011.

DORNBUSCH, Rudiger; FISCHER, Stanley; STARTZ, Richard. Macroeconomia. Tradução João Gama Neto. 11ed. Porto Alegre: AMGH,2013.

FRANKLIN,Adalberto. De povoado a metrópole.In:Imperatriz:150 anos. Imperatriz:AIL,2000.

GAROFALO, Gilson de Lima; CARVALHO, Luiz Carlos Pereira de. Teoria microeconômica. 3.ed. São Paulo - SP: Atlas, 1995.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em http://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados Acesso em 15 fev 2019. 2011

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em http://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/pnad Acesso em 20 fev 2019. 2018

KEYNES, John Maynard. A Teoria geral do emprego, do juro e da moeda. São Paulo: Atlas S.A, 2002.

LAKATOS, Eva Maria;MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia cientifica. 7. Ed.-São Paulo: Atlas, 2010.

MANKIW, N. Gregory; HASTINGS, Allan Vidigal. Introdução à economia: edição compacta. São Paulo - SP: Pioneira Thomson Learning, 2005.

NOVAES, José Roberto. Economia monetária: uma abordagem brasileira. São Paulo - SP: Atlas, 2009

PEREIRA, Marcos. Relatório sobre o comportamento do consumidor de Imperatriz. Imperatriz: Ética,2011.

PINDYCK, Robert S.;RUBINFELD, Daniel L.Microeconomia. Tradução e revisão de Eleutério Prado. 5º Ed. São Paulo: Pretince Hall,2002.

TOREZANI,Walquiria. Estatística I.Faculdade Univila .Vila velha:2004




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-208

Refbacks

  • There are currently no refbacks.