Equações Diferenciais Aplicadas à Dinâmica Populacional do Município de Santa Rosa/RS1 / Differential Equations Applied to Population Dynamics of the Municipality of Santa Rosa/RS

Authors

  • Gilberto Carlos Thomas
  • Jonatan Ismael Eisermann

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-181

Keywords:

dinâmica populacional, equações diferenciais, modelos matemáticos, Malthus, Verhulst, Gompertz.

Abstract

Equações Diferenciais têm configurado um importante ramo de estudo na construção e no aprimoramento de modelos matemáticos que retratam dinâmicas populacionais. Visando sua exploração para prever a variação do número de habitantes do município de Santa Rosa/RS para as próximas cinco décadas, a presente pesquisa buscou analisar como tem ocorrido o comportamento desta relação no passado e identificar as variantes que a interferem ou possam intervir no futuro, baseando-se na utilização dos modelos matemáticos de Malthus, Verhulst e Gompertz. Trata-se, portanto, de uma pesquisa que alia a abordagem qualitativa à quantitativa, de cunho documental e bibliográfico, ancorada na exploração dos respectivos modelos matemáticos, mediante o reconhecimento histórico de sua construção e da conseguinte simulação de prováveis cenários populacionais santa-rosenses em um futuro próximo. Os resultados evidenciaram maior proximidade da variação populacional do município com o Modelo de Gompertz, induzindo a crer na existência de uma taxa de inibição da variável de estado proporcional ao respectivo logaritmo. Embora a taxa de crescimento da população santa-rosense tenha sido considerável em um passado recente, a previsão é que ela continue sendo positiva, porém em taxas menores, tendendo à estabilidade de um determinado limite sustentável.

 

 

References

BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2009. 392p.

CARDIM, F. P. Santa Rosa – Rio Grande do Sul. Coleção Monografias: Série B, Rio de Janeiro, vol. 1, n. 28, 1962. 6p.

IBGE. Censos Demográficos. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 13 jul. 2018

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Coordenação e Planejamento. De Província de São Pedro a Estado do Rio Grande do Sul: Censos do RS: 1960-1980. Porto Alegre: Fundação de Economia e Estatística, 1984. 150 p.

SANTA ROSA. História do Município. Disponível em< http://www.santarosa.rs.gov.br/municipio.php>. Acesso em 29 jul. 2018.

Published

2020-07-09

How to Cite

Thomas, G. C., & Eisermann, J. I. (2020). Equações Diferenciais Aplicadas à Dinâmica Populacional do Município de Santa Rosa/RS1 / Differential Equations Applied to Population Dynamics of the Municipality of Santa Rosa/RS. Brazilian Journal of Development, 6(7), 44612–44616. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-181

Issue

Section

Original Papers