Posseiros e Padres do Araguaia / Araguaia's pressors and Priests

Authors

  • Alex Costa Lima
  • Airton dos Reis Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-179

Keywords:

Igreja Católica, Posseiros, Violência no campo.

Abstract

A partir de análises de fontes orais, escritas e audiovisuais, este texto procura analisar a participação da Igreja Católica nos conflitos pela posse da terra, em São Geraldo do Araguaia, no sudeste do Pará, nas décadas de 70 e 80, do século XX. Nessas duas décadas, devido a atuação de agentes de pastorais, padres e freiras cada vez mais próximos da realidade das comunidades rurais, sobretudo aquelas formadas por posseiros, a hierarquia da Igreja Católica ao se posicionar do lado dos trabalhadores rurais e de seu clero, entrou em choque não só com os grandes proprietários e empresas rurais, mas com o Estado que, na época, defendia o desenvolvimento da Amazônia pautado na grande propriedade da terra, principalmente para criação de gado bovino. Foram nessas circunstâncias que os membros da Igreja Católica, principalmente devido a sua reação à violência dos latifundiários e do regime totalitário da época, passaram a viver e trabalhar mais intensamente junto aos trabalhadores rurais e a falar em políticas de libertação.

References

Livros, Teses e Dissertações

ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Conflito e Mediação: Os antagonismos sociais na Amazônia segundo os movimentos camponeses, as instituições religiosas e o Estado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1993. 463 p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) -Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1993.

BETTO, Frei. O que é comunidade eclesial de base. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção primeiros passos).

CHINEM, Rivaldo. Sentença: padres e posseiros do Araguaia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FIGUEIRA, Ricardo Resende. A justiça do lobo: posseiros e padres do Araguaia. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

HÉBETTE, Jean. Cruzando a Fronteira: 30 anos de estudo do campesinato na Amazônia. Belém: EDUFPA, 2004 (vol. II).

IANNI, Otávio. A luta pela terra: história social da terra e da luta pela terra numa área da Amazônia. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

LOUREIRO, Violeta Refkalefsky. Estado, bandidos e heróis: utopia e luta na Amazônia. 2. ed. Pará: Cejup, 2001.

MARTINS, José de Souza. Caminhada no chão da noite: emancipação política e libertação nos movimentos sociais no campo. São Paulo: Hucitec, 1989.

MARTINS, José de Souza. Expropriação e Violência: a questão política no campo. São Paulo: Hucitec, 1980.

PETIT, Pere. Chão de Promessas: Elites Políticas e Transformações Econômicas no Estado do Pará pós-64. Belém: Editora Paka-Tatu, 2003.

PEREIRA, Airton dos Reis. A Igreja Católica, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e o Estado: Mediação e Conflito na região Araguaia Paraense. Ruris, v. 2, n.2, set., 2008, p.99-136.

PEREIRA, Airton dos Reis. Do posseiro ao sem-terra: a luta pela terra no sul e sudeste do Pará. Recife: Editora UFPE, 2015.

PEREIRA, Airton dos Reis. O papel dos Mediadores nos conflitos pela posse da terra na região do Araguaia Paraense: O caso da fazenda Bela Vista, MG. 2004. Dissertação (Mestrado em Extensão Rural), Viçosa (MG): Universidade Federal de Viçosa/Departamento de Economia Rural, 2004.

Fontes Orais

Maria Oneide Costa Lima, ex-agente da CPT da Diocese de Conceição do Araguaia. Entrevista concedida em 16/03/2018, São Geraldo do Araguaia (PA).

Alain Le Moal (Miguel), ex-padre. Entrevista concedida via correio eletrônico em 25/03/2008.

Published

2020-07-09

How to Cite

Lima, A. C., & Pereira, A. dos R. (2020). Posseiros e Padres do Araguaia / Araguaia’s pressors and Priests. Brazilian Journal of Development, 6(7), 44586–44597. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-179

Issue

Section

Original Papers