Resíduos plásticos nos oceanos: ameaça à fauna marinha / Plastic residues in the oceans: threat to marine wildlife

Authors

  • Lena Marques Fagundes
  • Eloir Missio

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1287

Keywords:

Poluição, Sustentabilidade, Polímero Verde, Microplásticos, Petróleo

Abstract

A produção de produtos plásticos revolucionou a vida no planeta facilitando as tarefas do dia a dia da população, porém, os resíduos desse material se acumulam cada vez mais nos ambientes naturais causando riscos à saúde dos animais, dos seres humanos e do planeta. Chegam aos oceanos diariamente centenas de resíduos como isopor, borrachas, embalagens metalizadas de alimentos como biscoitos e pontas de cigarro que se acumulam na superfície e no fundo do mar. Os microplásticos estão presentes na superfície dos oceanos entrando em contato com os animais que tem o mar como habitat natural. A má gestão de resíduos plásticos tem causado a morte de centenas de animais marinhos sendo as causas mais comuns o emaranhamento em redes de pesca e a ingestão desses resíduos podendo causar, a longo prazo, a extinção de espécies da fauna marinha. O objetivo do presente trabalho é, por intermédio de uma revisão de literatura, estudar e apresentar os principais problemas causados pelos utensílios plásticos a vida dos animais que habitam os oceanos, e contribuir para a difusão de informações e de alternativas para a solução desse problema.

 

References

ARAÚJO, M. C. B.; COSTA, M. F. Praias Urbanas: o que há de errado com elas?. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, Curitiba, v. 11, n. 05, p. 51-58, Jan/dez. 2016.

ARAÚJO, M. C. B.; SILVA-CAVALCANTI, J. S. Dieta indigesta: milhares de animais marinhos estão consumindo plásticos. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, Curitiba, v. 10, n. 5, p. 74-81, Jan/maio. 2016.

COSTA, M. F. et al. Contaminação ambiental por microplásticos em Fernando de Noronha, Abrolhos e Trindade. 2014. 24f. Tese (Pós-Graduação em Oceanografia) – Programa de Pós-Graduação em Oceanografia – Universidade Federal de Pernambuco, 2014.

DE CARVALHO DIAS, J. Rotas de destinação dos resíduos plásticos e seus aspectosambientais: uma análise da potencialidade da biodegradação. 2016. 72f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Energético) – Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

EDRIS, Q. L. et al. Análise do conteúdo alimentar de tartarugas-verdes (Cheloniamydas) mortas em encalhes na Costa de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo. UnisantaBioScience, São Paulo, v. 7, n. 6, p. 77-98, 2018.

PACHECO, G. R. C. Consequência dos resíduos sólidos presentes nos oceanos para osanimais marinhos. 2016. 31f. Dissertação (Pós-Graduação em Gestão Ambiental) – Programa de Educação Continuada em Ciências Agrarias, Universidade Federal do Paraná, 2016.

PEREIRA, F. C. Microplásticos no ambiente marinho: mapeamento de fontes e identificação de mecanismos de gestão para minimização da perda de pellets plásticos. 2014. 144f. Tese (Doutorado em Ciências, área de Oceanografia). Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo. 2014.

Published

2019-02-13

How to Cite

Fagundes, L. M., & Missio, E. (2019). Resíduos plásticos nos oceanos: ameaça à fauna marinha / Plastic residues in the oceans: threat to marine wildlife. Brazilian Journal of Development, 5(3), 2396–2401. https://doi.org/10.34117/bjdv5n3-1287

Issue

Section

Original Papers