Estudo do comportamento econômico de Santa Rosa/RS baseado em um modelo matemático de dinâmica populacional / The study of Santa Rosa’s economic behavior based on a population dynamic’s mathematical model

Gilberto Carlos Thomas, Lara Cansi de Moraes

Abstract


O estado econômico de uma região é influenciado por diversos fatores como a compra e venda de bens produzidos naquele território, mas principalmente pelo avanço populacional do mesmo. A dinâmica populacional de uma região tem impacto significativo nos processos econômicos nelas desenvolvidos, tornando necessário a reflexão conjunta desses indicadores. Nesse contexto, a modelagem matemática e as Equações Diferenciais se tornam importantes instrumentos de análise do comportamento de tais características sociais, oferecendo subsídios para planejamentos regionais futuros. Buscando refletir e comparar o crescimento populacional juntamente com o crescimento econômico do município de Santa Rosa/RS, a presente pesquisa baseou-se no modelo de dinâmica populacional de Malthus para demonstrar a importância do estudo econômico em conjunto com a projeção populacional de um território. Trata-se de uma pesquisa reflexiva sobre a influência do crescimento populacional no Produto Interno Bruto de um município, possibilitando futuros planejamentos para constante melhoria da sociedade.

 


Keywords


Economia, Modelagem Matemática, Equações Diferenciais.

References


ALVES, José Eustáqui Diniz. População, desenvolvimento e sustentabilidade: perspectivas para a CIPD pós-2014. R. bras. Est. Pop., Rio de Janeiro, v. 31, n. 1, p. 219-230, jan./jun. 2014.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.

BIEMBENGUT, Maria Sallet; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Editora Contexto, 2005.

IBGE. Censos Demográficos. Disponível em: . Acesso em: 25 abr. 2019.

Leite, Maria das Dôres Milena de Sousa, Ingrid Vitória Silva Cardoso, Francisco Wedson Faustino, Rosemary de Matos Cordeiro, Suélho Pereira dos Santos, Bárbara de Alencar Pei xoto Rocha. Região metropolitana do cariri: uma análise socioeconômica e ambiental Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 6, p.35906-35919, jun. 2020.

MEDEIROS, Adriana Vigolvino; ANDRADE, Mayte Tavares. Empreendedor crediarista: o crescimento do comércio relacionado à atividade crediarista de uma cidade do Cariri cearense. Revista Livre de Sustentabilidade e Empreendedorismo, [s.l.], v. 4, n. 3, p.233-259, jun. 2019.

SANTA ROSA. Município: Economia. Disponível em . Acesso em: 26 jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-173

Refbacks

  • There are currently no refbacks.