Estágio Supervisionado: Percepção dos Alunos do Curso de Licenciatura em Química do Polo de Mauriti-CE / Supervised Internship: Perception of Students of the Degree Course in Chemistry at the Pole of Mauriti-CE

Jonatan Raubergue Marques de Sousa, Jose Erilanio Lacerda de Oliveira, Maria Elane Nunes, João Nogueira de Oliveira, Solange Assunção Quintella

Abstract


O estágio supervisionado é uma ferramenta de extrema importância para os estudantes dos cursos de licenciatura, portanto, ele possibilita um primeiro contato do futuro professor na sua área de atuação, ofertando a oportunidade de fazer a relação da teoria com a prática docente, onde o licenciando poderá vivenciar a realidade do cotidiano de uma instituição de ensino, enfrentando as dificuldades de uma sala de aula, adquirindo assim a prática docente. Sabendo-se que o campo e a quantidade de pesquisas sobre a formação de professores é bastante vasto, neste sentido buscou-se coletar e analisar dados, para que fosse possível ter uma melhor compreensão das possibilidades que a disciplina de Estágio Supervisionado II pode proporcionar aos futuros professores, no que diz respeito à aplicação das teorias na prática, bem como a sua importância na formação docente dos alunos do curso de Licenciatura em Química na Modalidade a Distância da Universidade Estadual do Ceará-UECE – Polo UAB, no município Mauriti-CE. Para a construção da pesquisa foi implantado o método exploratório, através das metodologias integrativas, qualitativas e quantitativas. Um questionário composto de nove perguntas foi aplicado para dezoito alunos do 7º semestre do referido curso. Finalizando a pesquisa foi possível constatar a importância do estágio na formação dos futuros professores, pois para muitos deles foi através dessa disciplina que tiveram sua primeira regência em sala de aula, assim reafirmando a escolha para tornar-se professor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Keywords


Estágio, Professor, Prática, Teoria.

References


ANDRADE, Neurivania M. LIMA, Lana J. A. As contribuições do estágio supervisionado para formação docente: relato de experiência. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Reto. A. L; Pinheiro, A (Trad). São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BRASIL. Lei 12014, de 06 de agosto de 2009. Brasília, 6 de agosto de 2009; 188º da Independência e 121º da República.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. 2ª. ed. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2018.

CODO, Wanderley. Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.

FILHO, A. P. O Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

GIESTA, Nágila C. Cotidiano escolar e formação reflexiva do professor: moda ou valorização do saber docente?. Araraquara, SP: JM Editora, 2001.

GUEDES, Shirlei T. R. A Relação Teoria e Prática no Estágio Supervisionado. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

GRIPPA Douglas. AMARAL, Maria L. F. Levantamento e Catalogação de Material Didático produzido na disciplina de Estágio Supervisionado em Música da Univali. Disponível em: . Acesso em: 10 dez. 2019.

PIMENTA, Selma G. Formação de Professores – Saberes da Docência e Identidade do Professor. R. Fac. Educ. São Paulo, Vol.22, 1996.

SCALABRIN, Izabel C. MOLINARI, Adriana M. C. A Importância da Prática do Estágio Supervisionado nas Licenciaturas. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2019.

SOUSA, Roselene F. Estágio Curricular Supervisionado e a Integração Teoria e Prática: perspectivas da formação docente. Associação brasileira de ensino de Biologia. 2016.

SOUZA, Marcela T. de. SILVA, Michelly D. da. CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer?. Disponível em: . Acesso em: 27 nov. 2019.

VASCONCELOS, Geni A. N. Como me fiz professora. 2ª. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

YIN, Robert K. Estudo De Caso: Planejamento E Métodos. Editora Bookman. 4ª Edição: 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-168

Refbacks

  • There are currently no refbacks.