Gerenciamento de resíduos sólidos: Estudo sobre a proibição do uso de canudos descartáveis / Solid waste management: Study on the prohibition of the use of disposable harvesters

Authors

  • Filipe Do Amaral Navega Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Lucas Buçard Ferreira
  • Andréia Boechat Delatorre
  • Cristiane De Jesus Aguiar
  • Thiago de Freitas Almeida
  • Michaelle Cristina Barbosa Pinheiro Campos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-143

Keywords:

Plástico, Le, Sustentabilidade.

Abstract

O uso de plástico tem se tornado cada vez mais comum devido a sua versatilidade, baixo custo e variedade de aplicações, mas em contrapartida tem causado severos danos ambientais. Dentro os itens de consumo, o canudo se apresenta como um grande vilão, representando, aproximadamente, 4% do total de lixo plástico do mundo. O excesso de geração desse tipo de resíduos se deve ao curto tempo de uso. Este trabalho tem por objetivo analisar a luz da LEI Nº 3794/2018 a respeito da proibição dos canudos no Estado do Rio de Janeiro. Para tanto, foi realizado uma pesquisa exploratória com alunos da Universidade Estácio de Sá - Campus Macaé, por meio de questionário às cegas. Além de coleta de dados em estabelecimentos comerciais próximos ao Campus, a fim de saber a aderência à nova Lei. A pesquisa estudou se o conhecimento sobre a lei estava associado ao grau de escolaridade e os resultados mostraram que do total de entrevistado (200 pessoas) 87,5% possuem ensino superior incompleto e 12,5% ensino superior completo. Esse resultado amostral permite observar que, teoricamente, se trata de um público com leitura ativa, devida a fase de formação acadêmica. No levantamento de dados sobre o consumo de canudos plásticos, 80% dos alunos que possuem superior completo fazem uso de canudos e 20% não usam. Já os que possuem superior incompleto, 76% fazem uso de canudos enquanto apenas 24% não utilizam. Quando indagados sobre o conhecimento da existência da Lei, a maioria dos entrevistados com maior grau de instrução (80%) afirmou ter conhecimento sobre a legislação e 20% disseram não conhecer. Já com os de menor instrução foi possível observar 55% tinham conhecimento da lei e 45% informaram não ter conhecimento. Os resultados mostraram ainda que do total de entrevistas de 44% participantes sabem que a lei entrou em vigor em agosto/2018 e cerca de 56% informaram não ter conhecimento. Com base nos resultados obtidos na pesquisa, foi realizada a análise SWOT identificando os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças acerca da aplicação da lei. O estudo concluiu que a proibição da utilização e comercialização dos canudos plásticos contribui para conscientização. No entanto, a sensibilização não está ligada ao grau de instrução e nem tão pouco a conscientização, visto que seguir regras ainda é um desafio para humanidade. Ainda é preciso evoluir na divulgação das Leis que norteiam assuntos ambientais para que em curto prazo a população exerça seu papel fiscalizador, assumindo seu ato de poluidor, mas buscando o uso consciente e sustentável, a fim e de se tornar um pagador, conforme preconiza o programa nacional de resíduos sólidos.

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma NBR 10.004. 2004. Disponível em:<http://www.ablp.org.br/conteudo/conteudo.php?cod=44>ALLINGER, N. L.; CAVA, M. P.; JONGH, D. C. de; et al. Química orgânica. 2. Ed. Rio de Janeiro: LTC, 1976.

ARGÜELLO, C. C. Centro Pan-Americano de Engenharia Sanitária e Ciências do Ambiente. Guia para o manejo interno de resíduos sólidos em estabelecimentos de saúde – Brasília, DF: Organização Pan-Americana da Saúde, 2017.

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO RIO DE JANEIRO. LEI 3794/2018 - Proibe a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares no âmbito do estado do rio de janeiro. De 7 de fevereiro de 2018.

BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às ciências sociais. 5. ed. Santa Catarina: Ed. UFSC. 2017.

BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos. 2010.Disponível em:<http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cmf?codlegi=636> .

BRINGHENTI, J. Coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos: Aspectos operacionais e da participação da população. 2004. 234 f. [Tese de Doutorado – Faculdade de Saúde Pública da USP] São Paulo, 2014.

BRITISH PLASTICS FEDERATION, PlasticsRecycling. 2011. Disponível em: http://www.bpf.co.uk/sustainability/plastics_recycling.aspx. Acesso em 27.set. 2018.

BRITO, G. F.; AGRAWAL, P.; ARAÚJO, E. M.; MÉLO, T. J. A. Biopolímeros, Polímeros Biodegradáveis e Polímeros Verdes. Revista Eletrônica de Materiais e Processos, v.6 (2), 2011.

CANGEMI, J. M.; DOS SANTOS, A. M. E SALVADOR CLARO NETO, S. C. Biodegradação na redução de resíduos plásticos. Revista química nova na escola. N° 22, NOVEMBRO 2005

CARVALHO, P. O. de S.; OLIVEIRA, M. A. Análise de Embalagens: a Proposta de um Modelo Discriminante de Avaliação.VI Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2017.

CAVALCANTI, J. E. A Década De 90 é dos Resíduos Sólidos. 2004. Disponível em:<http://www.riosvivos.org.br/Noticia/A+decada+de+90+e+os+residuos+solidos/3223>.

CETESP-SP. Dioxinas e Furanos. São Paulo, SP, 2012. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/laboratorios/fit/Dioxinas-e-furanos.pdf.

CEMPRE - Compromisso Empresarial para Reciclagem “Política Nacional de Resíduos Sólidos - Agora é lei”. 2010. Disponível em:.<http://www.cempre.org.br/download/pnrs_002.pfd>.

DIAS, M. do C. O. (coord.); PEREIRA, M. C. B.; DIAS, P. L. F.; VIRGÍLIO, J. F. Manual de Impactos Ambientais: Orientações Básicas Sobre Aspectos Ambientais de Atividades Produtivas. Fortaleza: Banco do Nordeste, 1999.

DIUANA, F. A. Coleta Seletiva - Projeto de Implementação. 2. ed. Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, 2011.

DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 6.ed. São Paulo: Ed. Atlas S.A., 2015.

DONATO, M. O mundo do plástico: o plástico na história, o plástico no mundo, o plástico no Brasil. 12ª Ed. São Paulo: Goyana, 2016. FIUZA, G.M. & ROHLFS, D.B.. Dioxinas: causas e efeitos de um poluente orgânico persistente (POP). 2014. Disponível em: http://www.cpgls.ucg.br/6mostra/artigos/SAUDE/GABRIELLA%20MAYA%20FI%C3%9AZA.PDF.

FLORES, L. L. C; PULIDO, A. C. Problemas ambientais causados pelos resíduos sólidos urbanos. São Paulo, v. 5, n. 1, p.22, 2012.

FONSECA, M. R. M. da. Química: o meio ambiente, cidadania e tecnologia. 1. Ed. V.3. São Paulo: FTD, 2010. p. 283.

FRANCHETTI, S. M. M.; MARCONATO J. C. Polímeros BiodegradáveisUma solução parcial para diminuir a quantidade dos resíduos plásticos. Química Nova, vol. 29, No. 4, 811-816, 2006.

GONÇALVES, M. A. Ética e consumo: uma análise dos hábitos de consumo. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Caxias do Sul, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, 2012.

GOUVEIA N. Análise espacial dos riscos à saúde associados à incineração de resíduos sólidos: avaliação preliminar. RevBrasEpidemiol 2014.

GORNI, A. A. Introdução aos Plásticos. Revista plástico industrial, 2003. Disponível em:< http://www.gorni.eng.br/intropol.html> Acesso em: 15/09/2014. LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao ensino de ciências. História e Epistemologia das Ciências, v. 11, n. 3, p. 324-330, 1993.

Kumar, M.; Mohanty, S.; Nayak, S. K.; Parvaiz, M. R. Effectofglycidylmethacrylate (GMA) onthethermal, mechanicalandmorphologicalpropertyofbiodegradable PLA/PBAT blendand its nanocomposites. Bioresource Technology, V. 101, n.21, 2010.

LIMA, L. M. Q. Lixo, tratamento e biorremediação. Rio de Janeiro: Hemus, 2014.

LUCAS, E.F.; SOARES, B.G. e MONTEIRO, E. Caracterização de polímeros. Rio de Janeiro: E-papers, 2001. p. 26.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química 3. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 2010, p. 249, 252, 253.

PADILHA, G. M. A e BOMTEMPO, J. V.“A inserção dos transformadores de plásticos na cadeia produtiva de produtos plásticos”, Polímeros: Ciência e Tecnologia,2015..

PARENTE, R. A. Elementos estruturais de plástico reciclado. Dissertação de M.Sc., Erro! A referência de hiperlink não é válida.USP, São Paulos, SP, Brasil, ., 2016.

PIMENTEL, A. K. S.; ARAUJO, K. K. S.; ROCHA , M. V. R. Coleta seletiva em uma empresa de limpeza publica de Maceió (AL). Maceió 2011.

PEREIRA, S. S.; MELO, J. A. B. Análise do impacto sócio-ambiental causado pela má gestão dos resíduos sólidos urbanos na cidade de Campina Grande/PB. 1º Simpósio Nordestino sobre Resíduos Sólidos – Gestão e Tecnologia de Reciclagem. Centro de Convenções Raimundo Asfora – Campina Grande – PB. Março de 2016

PIVA, A.M.; WIEBECK, H. Reciclagem do plástico. São Paulo: Artliber Editora, 2014.

RAMALHO, M. Plásticos Biodegradáveis Provenientes da Cana de Açúcar. São Paulo, Faculdade de Tecnologia da zona Leste, 2009.

RESÍDUOS SÓLIDOS. Processamento de Resíduos Sólidos Orgânicos: guia do profissional em treinamento: nível 2 / Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (org.). – Belo Horizonte: ReCESA, 2007

REVISTA EXAME < http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/ambiente/6-pecados-ambientaissacolaplastica-630926.shtml>.

RIBEIRO, J. W.; ROOKE, J. M. S. Saneamento básico e sua relação com o meio ambiente e a saúde publica. Juiz de Fora, MG. 2010.

ROLIM, M. A. A reciclagem de resíduos sólidos pós-consumo em oito empresas do Rio Grande do Sul. Dissertação de M.Sc., UFRGS, Porto Alegre, RS, Brasil, 2000.

SANTOLERI, J. J., PollutionIssues, Incineration, 2011. Disponível em : http://www.pollutionissues.com/Ho-Li/Incineration.html>.

SOUZA, M. 2020 Sustentável: resíduos sólidos urbanos.2011. Dissertação de M.Sc., COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro.

SANTOS, G. G. D. dos; Análise e Perspectivas de Alternativas de Destinação dos Resíduos Sólidos Urbanos: O Caso da Incineração e da Disposição em Aterros. Dissertação (mestrado) – UFRJ/ COPPE/ Programa de Planejamento Energético, Rio de Janeiro, 2011.

SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S. Química cidadã: química orgânica, eletroquímica, radioatividade, energia nuclear e a ética da vida - 1. Ed. V.3. São Paulo: Nova Geração, 2010, p. 137,140, 142, 155.

SANTOS, H. M. M. Disposição final dos resíduos sólidos em Maringá-PR: Impactos e soluções. Dezembro 2010.

SCHALCH, V.; LEITE, W. C. de A.; FERNANDES JUNIOR, J. L.; CASTRO, M. C. A. A. Gestão e Gerenciamento dos Resíduos Sólidos. São Carlos (SC), 2002. Universidade de São Paulo, Escola de Escola de Engenharia de São Carlos, Departamento de Hidráulica e Saneamento da USP, (Apostila).

SPINACÉ, M.A.S, DE PAOLI, M.A. “A tecnologia da reciclagem de polímeros”, Quimica. Nova, v. 28, n. 1, 2015.

UNITEDNATIONSENVIRONMENTPROGRAMME - UNEP. ConventiononBiologicalDiversity: TextandAnnexes. Genebra, 2015.

WETON, P. Plásticos em Revista, n° 447, Ano 37. p. 25., 2011

Published

2020-07-08

How to Cite

Navega, F. D. A., Ferreira, L. B., Delatorre, A. B., Aguiar, C. D. J., Almeida, T. de F., & Campos, M. C. B. P. (2020). Gerenciamento de resíduos sólidos: Estudo sobre a proibição do uso de canudos descartáveis / Solid waste management: Study on the prohibition of the use of disposable harvesters. Brazilian Journal of Development, 6(7), 44092–44108. https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-143

Issue

Section

Original Papers