A linguagem não verbal em gêneros da esfera publicitária: uma proposta de leitura multimodal/Non-verbal language in advertising sphere genre: a multimodal reading proposal

Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda, Suelene Silva Oliveira

Abstract


Resultados de exames de avaliação em larga escala que avaliam a competência leitora, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e o Programa para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), apontam para a necessidade de se desenvolver a capacidade de interpretação também de textos multimodais por alunos da educação básica. É sabido, porém, que, em consonância com os muitos livros didáticos adotados nas escolas públicas do país, as aulas de língua portuguesa tendem a privilegiar gêneros escritos e em linguagem verbal na tentativa de se formarem leitores proficientes. Diante disso, este trabalho visa a apresentar uma proposta de atividade com vistas à formação leitora no tocante à multimodalidade textual. Para isso, propomos uma atividade de leitura e produção de textos da esfera publicitária. À luz da Linguística Textual, numa perspectiva sociocognitivo-interacional de texto e leitura, e com as contribuições teóricas de Solé (1998), Marcuschi (2008), Franco (2001), além de Kress e Van Leeuwen (2006) e seu aparato teórico sobre a Gramática do Design Visual (GDV), realizamos um estudo-piloto de um projeto de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional (Profletras) da Universidade Estadual do Ceará. Em uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza, com um grupo amostral voluntário, desenvolvemos uma oficina de leitura-produção-leitura de textos multimodais da esfera publicitária, tendo em conta que esses processos são imbricados, e que o ensino de ambos se perpassa. A partir da análise de textos trazidos pelos alunos e utilizando um evento da escola como mote para a produção, os alunos desenvolveram uma consciência das possibilidades de expressão de sentidos dos elementos não verbais em textos que se propõem a seduzir o leitor e persuadi-lo a algo, como panfletos e encartes. Consideramos, portanto, que nosso trabalho possa apresentar contribuições para as práticas docentes relativas ao desenvolvimento da competência leitora de textos multimodais. 

 


Keywords


ensino,leitura, multimodalidade

References


ALMEIDA, Danielle; FERNANDES, José David Campos. Revisitando a gramática visual nos cartazes de guerra. In: ALMEIDA, D. B. L. (Ed.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: UFPB, 2008. p. 11-31.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa – 3º. e 4º. ciclos. Brasília: MEC, 1998.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Orientações Curriculares Nacionais: Linguagens, códigos e suas tecnologias. vol. 1. Brasília: MEC, 2006.

_______. Ministério da Educação e do Desporto. Base Nacional Comum Curricular: ensino fundamental. Brasília: MEC, 2017.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães; CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Revisitando o estatuto do texto. In: Revista do GELNE. Piauí. vol. 2, n.2 p. 56-71, 2010.

CUSTÓDIO FILHO, Valdinar. Múltiplos fatores, distintas interações: esmiuçando o caráter heterogêneo da referenciação. p. 52 a 109. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. Belo Horizonte: Autêntica Editora: 2008.

DIONÍSIO, Ângela Paiva. Multimodalidades e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Ângela Paiva Dioniísio (org.). Série Experimentando Teorias em Linguagens Diversas Recife: Pipa Comunicação, 2014. ()

FRANCO, Cláudio de Paiva. Por uma abordagem complexa de leitura. In.: TAVARES, Kátia Cristina do Amaral; BECHER-COSTA, Sílvia. B. A; FRANCO, Cláudio de Paiva. Ensino de leitura: fundamentos, práticas e reflexões para professores da era digital. Rio de Janeiro: Faculdade de letras, 2011.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 8ª ed. São Paulo: Cortez, 2017.

KRESS, Gunther.; VAN LEEUWEN, Theo. Reading images: the grammar of visual design. 2ed. Londres: Routledge, 2006.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

OLIVEIRA-NASCIMENTO, Suelene Silva. A construção multimodal dos referentes em textos verbo-audiovisuais. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2014.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Tradução de Cláudia Schilling. 6a ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é design: noções básicas de planejamento visual. Tradução de Laura Karin Gillon. 4a ed. São Paulo: Callis, 1995.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-130

Refbacks

  • There are currently no refbacks.