A prospecção de cenários para F&A nas instituições de ensino superior do Brasil para 2026 / Prospecting scenarios for F&A higher education institutions in Brazil for 2026

Francisca Ilnar de Sousa, Malverique Neckel, Manuella Alessandra Aleixo Costa, Wellyssianne Silva Lindoso Neckel

Abstract


O estudo de cenários tem-se mostrado cada vez mais relevante na formulação estratégica das organizações, e na área educacional não é diferente.  O presente estudo se caracteriza como um levantamento exploratório descritivo com abordagem qualitativa. Tem como propósito central identificar as estratégias adotadas no cenário de fusões e aquisições no ensino superior, bem como entender as dimensões de recursos de utilização mais prováveis pelas IES frente ao cenário prospectado. Para coleta de dados foi utilizado uma entrevista semiestruturada, no qual os respondentes foram diretores, com ampla experiência no mercado Educacional, bem como no mercado de Fusão & Aquisição. O estudo demonstra que apesar de uma diminuição na expansão da Educação Superior, ela continua em crescimento contínuo, mesmo que a passos pequenos.  Neste contexto deve ter as percepções acerca das singularidades do Mercado Educacional brasileiro que estabelece o cenário de fusões e aquisições dimensionado não apenas a partir da confiança na economia, mas a partir de objetivos governamentais que indiferente ao crescimento ou não da economia.


Keywords


Fusões e Aquisições, Cenários Prospectivos, Educação Superior.

References


ANDRIETTA, M. A. Duediligence – segurança jurídica nas operações de fusão e aquisição de empresas: uma abordagem empresarial. UNESP (Campus de Franca – SP), 2006. Disponível em: http://www.franca.unesp.br/artigos/mariaam_bileandrietta.pdf acesso em 17/04/2010

BRITO Márcia Regina F. de. O SINAES e o ENADE: da concepção à implantação. Avaliação (Campinas) [online]. 2008, vol.13, n.3, pp. 841-850. ISSN 1414-4077.

http://www.cmconsultoria.com.br/arquivos/ResumoAquisicoesIES2014-08-13.pdf

http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse

CAMARGOS, M. A.; BARBOSA F. V. Fusões, aquisições e takeovers: um levantamento teórico dos motivos, hipóteses testáveis e evidências empíricas. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v. 10, n. 2, p.17-38, abr./jun. 2003.

Fávero, M. L. A. Educar, Curitiba, n. 28, p. 17-36, 2006. Editora UFPR.

-Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

SCHWARTZ, P. A arte de visão de longo prazo: planejando um futuro em um mundo de incertezas. 4. Ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2006.

GODET, Michel. ROUBELAT, Fabrice. Scenario Planning: An Open Future. Technological Forecasting and Social Change. v. 65, n.1, p. 1-124, 2000.

GRINBLATT, Mark.; TITMAN Sheridan. Mercados financeiro& estratégia corporativa. 2 ed. Porto Alegra, RS: Bookman, 2005. 724p.

______; GRUMBACH, Raul José dos Santos. Cenários prospectivos: como construir um

futuro melhor. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

POLIDORI, M. M.; ARAÚJO, C. M. M.; BARREYRO, G. B. SINAES: Perspectivas e Desafios na Avaliação da Educação Brasileira. Ensaio: Avaliação das Políticas Públicas Educacionais. Rio de Janeiro: 2006.

https://assets.kpmg.com/content/dam/kpmg/pdf/2016/05/fusoes-aquisicoes-1trim-2016.pdf

WRIGHT, P.; KROLL, M. J.; PARNELL, J. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

GODET, M. DURANCE, P. DIAS, Julio. A prospectiva estratégica para as empresas e os territórios. IEESF: Lisboa, 2008.

WRIGHT, Peter L etalli. Administração Estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000

Portal Inep, indicadores de qualidade disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-de-qualidade> acessado em 13 de dez 2016

Portal Inep – Censo – disponível em http://portal.inep.gov.br/web/guest/dados>Acesado em 03 de dezembro de 2016




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-104

Refbacks

  • There are currently no refbacks.