O conceito de política pública e suas ramificações: alguns apontamentos / The concept of public policy and its ramifications: some notes

Elis Regina Dos Santos Viegas, Cristina Fátima Pires Ávila Santana, Claudia Marinho Carneiro Noda

Abstract


O presente artigo tem por objetivo analisar o conceito de política pública e suas ramificações, com ênfase na política educacional. A metodologia é delineada no formato teórico-bibliográfico de abordagem qualitativa. O trabalho ganha relevância, em razão de que para muitos pesquisadores iniciantes na área acadêmica, falar de política em um determinado contexto remete, a grosso modo, ao estudo de leis, regulamentos, pareceres, decretos, etc. Percepção que desconsidera a complexidade dos processos que envolvem o movimento histórico, econômico e social de construção e materialização da política pública em sua dimensão macro, bem como suas implicações e/ou efeitos em sentido micro. O estudo realizado fundamenta-se na apreensão de que o Estado é histórico, relacional e permeado por redes de poder e que, ainda, continua a ser fundamental para garantia e realização dos direitos sociais. Portanto, a acepção do que é política não pode ser reduzida a único fato ou aspecto, pelo contrário, buscamos nos aproximar do conceito como um processo histórico de intenções, ações e comportamentos de muitos participantes. A partir disso, apreendemos o papel central que os atores sociais (diversos participantes) desempenham na construção de uma política, desmitificando a ideia de que as leis são produções do Estado abstrato, sem relação com a realidade vivenciada. Embora, tenhamos que ter em conta que este papel (do ator social), não resulte em uma perspectiva reducionista de análise, que ignore os fatores macroestruturais presentes nas definições políticas, em especial das educacionais.

  


Keywords


Políticas Públicas. Conceito. Educação. Pesquisa.

References


AGUM, R.; RISCADO, P.; MENEZES, M. Políticas Públicas: Conceitos e Análise em Revisão. Revista Agenda Política, v.3, n. 2, jul./dez. 2015. Disponível em: http://www.agendapolitica.ufscar.br/index.php/agendapolitica/article/view/67. Acesso em: jul. de 2019.

AZEVEDO, J. M. L. de. A educação como política pública. 3 ed. Campinas: Autores Associados, 2004.

BENICIO, F. C. et al. Reflexões sobre o processo de formação de políticas públicas a partir do caso de Fortaleza-CE. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p.22972-22999, maio, 2020. Disponível em: http://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/9470/7976. Acesso em: jun. de 2020.

DUARTE, C. S. A educação com direito fundamental de natureza social. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 100 - Especial, p. 691-713, out. 2007.

DRAIBE, S. M. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: DRAIBE, S. M.; BARREIRA, M. C. R. N; CARVALHO, M. do C. B. de C. (Orgs.). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo: IEE/PUCSP, 2001.

FERNANDES, D. Avaliação de programas e projetos educacionais: Das questões teóricas às questões das práticas. In: FERNANDES, D. (Org.). Avaliação em educação: Olhares sobre uma prática social incontornável. Pinhais-PR: Editora Melo, 2011.

FREY, K. Políticas públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas, n. 21, p. 212-256, jun./dez. 2000.

HOFLING, E. de M. Estado e políticas (públicas) sociais. Cad. CEDES, Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2001.

MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2019. Disponível em: http://michaelis.uol.com.br/busca?r=0&f=0&t=0&palavra=pol%C3%ADtica. Acesso em: jul. de 2019.

MONTEIRO, A. R. O pão do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 24, n. 84, p. 763-789. set. 2003.

PALUMBO, D. J. A abordagem de política pública para o desenvolvimento político na América. In: Política de capacitação dos profissionais da educação. Belo Horizonte: FAE/IRHJP, 1989. p. 35-61. (Original: PALUMBO, Dennis J. Public Policy in América – Government in Action. 2. ed. Tradução: Adriana Farah. Harcourt Brace & Company, 1994.

PEREIRA, P. A. P. Trajetória da política social: das velhas leis dos pobres ao Welfare State. In: PEREIRA, P. A. P. (Org.). Política social: temas & questões. São Paulo: Cortez, 2008.

SCHWARTZMAN, S. O Impacto das Metas do Milênio. Seminário: A Reforma da ONU e a Agenda do Desenvolvimento. Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), jun. 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-091

Refbacks

  • There are currently no refbacks.