Memórias de velhos: música e dança na uma & unitins / Old memories: music and danc at uma & unitins

Silvanis dos Reis Borges Pereira, Miliana Augusta Sampaio, Neila Barbosa Osório, Jocyleia Santana, Luiz Sinésio Silva Neto

Abstract


Este artigo apresenta um relato das atividades realizadas pelos velhos participantes do Projeto de Extensão A Melhoria da Vida do Idoso por meio da Música e Dança da Universidade Estadual do Tocantins UNITINS e apresentações dos velhos acadêmicos da Universidade da Maturidade UMA UFT, em que a temática utilizada pela professora do Curso de Pedagogia da UNITINS, os velhos da UMA e os velhos da comunidade de Araguatins envolvia a música e a dança.  A metodologia utilizada foi aulas extremamente descontraídas com técnicas e métodos utilizados que consistiram em um aprendizado lúdico com conscientização visual, sensorial e por repetição e, ainda, os velhos participantes entenderam os movimentos dos seus corpos e do parceiro ou grupo em uma dança ou uma apresentação de música com dramatização, o que estimulou a comunicação entre velhos e velhos e acadêmicos e velhos, as relações foram harmoniosas, intergeracionais com troca de experiências e desenvolvimento de laços de amizade.

 

 


Keywords


Velho; Música e Dança; Relações Intergeracionais; Qualidade de vida.

References


BEAUVOIR, Simone de. A velhice: a realidade incômoda. as relações com o mundo. v. 2. 1976.

BARRETO, Débora. Dança... ensino, sentidos e possibilidades na escola. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

ESTATUTO DO IDOSO. Lei Federal nº 10.741, de 01 de outubro de 2003.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. RJ. Nova Fronteira, 1980.

HASS.I.J; LEAL.A.N. O Significado da Dança na Terceira Idade. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano, Passo Fundo, 64¬71. jan./jun.2006. Disponível em: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/article/viewPDFInterstitial/56/49 Acesso em: 16 de out de 2019.

LEAL, I. J.; HASS, A. N. O significado da dança na terceira idade. Revista Brasileira de Ciência do Envelhecimento Humano. Passo fundo, RS 6471. Janeiro/junho, 2006.

OLIVERA, F.F; TIXEIRA, S.C de O. Dança Sênior: Atividade Física e Qualidade de Vida na UNISUAM. Coleção pesquisa em Educação Física, vol.9, n.3, 2010. p 87-92.2010.

SÁEZ, Juan (200 A 2). Hacia la educación intergeneracional.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-083

Refbacks

  • There are currently no refbacks.