O uso da metodologia ativa TBL como método de ensino na aula de monitoria / The use of the active TBL methodology as a teaching method in the monitoring class

Mirela Malveira Loureiro, Eudóxia Sousa de Alencar, Caroline Emiliane de Melo Tavares da Rosa e Silva, Lorrainy Umbelina Alves de Souza Cortez, Ádila da Silva Castro

Abstract


Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa e descritiva, realizada no módulo Situações Especiais I do 5º semestre ofertado pelo curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).  Foi aplicado a metodologia ativa TBL (Team Based Learning) com o objetivo de auxiliar no aprendizado sobre avaliação nutricional e terapia nutricional nas doenças hepáticas, uma vez que é uma ferramenta pedagógica que se caracteriza como um método dinâmico de aprender, a fim de desenvolver a autonomia, o lado crítico e reflexivo do aluno, estimulando a participação dos estudantes e contribuindo para o processo ensino-aprendizagem. A atividade contou com a participação de 30 acadêmicos, correspondendo a 37,97% dos alunos matriculados, foi conduzida pela monitora, que elaborou um questionário com 5 questões de múltipla escolha e em um primeiro momento os estudantes responderam individualmente e depois em grupo.  Como forma de avaliação foi enviado um link do aplicativo Google Forms. Ao final, pode-se concluir que o objetivo foi alcançado, 86,7% afirmaram que compreenderam melhor o assunto abordado, dessa forma o TBL é uma metodologia ativa que pode ser utilizada em diversos conteúdos, auxiliando no processo de construção do conhecimento, com aulas mais dinâmicas e participativas.

 


Keywords


tendências pedagógicas, metodologias ativas, tbl (team based learning), educação, ensino superior.

References


ALVES, Maria Nizete Tavares et al. Metodologias Pedagógicas Ativas na Educação em Saúde. Id On Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, [s.i], v. 10, n. 33, p.339-346, jan. 2017. Disponível em: .

BANDEIRA, Denise Maria Almeida; SILVA, Maria Alexsandra; VILELA, Rosana Quintella B. Aprendizagem Baseada em Equipe. Revist. Port.: Saúde e Sociedade, [s.i], v. 2, n. 1, p.371-379, jan. 2017. Disponível em: .

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, [s.i], v. 32, n. 1, p.25-40, jun. 2011. Disponível em: .

FARIAS, Pablo Antonio Maia de; MARTIN, Ana Luiza de Aguiar Rocha; CRISTO, Cinthia Sampaio. Aprendizagem Ativa na Educação em Saúde: Percurso Histórico e Aplicações. Revista Brasileira de Educação Médica, [s.l.], v. 39, n. 1, p.143-150, mar. 2015. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v39n1e00602014. Disponível em: .

MITRE, Sandra Minardi et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p.2133-2144, dez. 2008. Disponível em: .




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-044

Refbacks

  • There are currently no refbacks.