Memórias de experiências na educação de direitos humanos: um estudo de caso em uma escola pública do Estado de Alagoas / Memories of experiences in human rights education: a case study at a public school in the Etate of Alagoas

Ana Carolina da Silva Santos, Elione Maria Nogueira Diógenes

Abstract


O seguinte escrito apresenta observações, resultados e reflexões acerca das experiências vivenciadas no decorrer da matéria de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Estas experiências são analisadas através de uma perspectiva pautada na Educação em Direitos Humanos (EDH), nos levando a questionamentos referentes ao seu desenvolvimento no âmbito escolar. Tendo sido construído a partir de um método qualitativo, por meio do Estudo de Caso,  este trabalho apresenta os resultados obtidos mediante a observação no campo escolar. Trago como referencial teórico e metodológico os seguintes autores: Benevides (2003), Candau (2010), Ventura (2007), Duarte (2004), Dias (2007), Padilha (2008), Carvalho (2004), Fernandes e Paludeto (2010). E além disso, são apresentados embasamentos teóricos de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Sendo assim, é apresentada neste trabalho, a dualidade existente no espaço escolar em relação a aplicação da Educação em Direitos Humanos (EDH). Dentre os resultados, é evidenciada a importância do trabalho conjunto entre os sujeitos presentes na escola, e visando a efetivação da Educação em Direitos, aparece como uma necessidade o exercício da autocrítica, para que possamos primeiro ver onde estão os erros, para somente assim, seguir em frente viabilizando uma mudança neste cenário, onde a implementação da EDH ainda acontece de forma tímida.


Keywords


Educação em Direitos Humanos, Espaço Escolar, Formação de Sujeitos.

References


BENEVIDES, Maria Victoria. Educação em direitos humanos: de que se trata. Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, p. 309-318, 2003.

BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos / Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Ministério da Educação, Ministério da Justiça, UNESCO, 2007.

CANDAU, Vera Maria et al. Educação em Direitos Humanos e formação de professores (as). Cortez Editora, 2016.

CARVALHO, José Sérgio et al. Formação de professores e educação em direitos humanos e cidadania: dos conceitos às ações. Educação e Pesquisa, v. 30, n. 3, p. 435-445, 2004.

DIAS, Adelaide Alves et al. Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos. João Pessoa: Editora Universitária, 2007.

DUARTE, Rosália. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em revista, n. 24, p. 213-225, 2004.

FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos Cedes, p. 233-249, 2010.

PADILHA, Paulo Roberto. Educação em direitos humanos sob a ótica dos ensinamentos de Paulo Freire. Revista Múltiplas Leituras, v. 1, n. 2, p. 23-35, 2008.

VENTURA, Magda Maria. O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista SoCERJ, v. 20, n. 5, p. 383-386, 2007.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-043

Refbacks

  • There are currently no refbacks.