Educação Infantil: A atuação psicopedagógica no contexto da creche / Early Childhood: Psychopedagogical performance in the context of day care

Nagraely dos Prazeres Sousa, Graciela Ferreira da Silva, Maria Silvânia Santos de Oliveira, Nataely dos Prazeres Sousa Tomas

Abstract


O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do psicopedagogo na creche para o desenvolvimento integral das crianças. Esta investigação realizou um estudo bibliográfico com abordagem qualitativa sobre a Psicopedagogia, a creche e o desenvolvimento infantil, utilizando como base as ideias de vários autores conceituados. Pode-se destacar que a prática psicopedagógica contribui positivamente no trabalho da creche, nessa faixa etária é importante que as crianças vivam experiências ricas, bem planejadas, observadas e que possam ser reformuladas quantas vezes forem preciso visando as necessidades individuais e coletivas. Com uma intervenção preventiva, o psicopedagogo pode atuar na creche em parceria com todos os funcionários da instituição, principalmente com o professor promovendo orientações metodológicas, ocupando-se também de possíveis problemas que possam surgir durante o processo de desenvolvimento das crianças, sempre buscando uma evolução sadia para os pequenos que passam a maior parte do seu dia junto aos educadores da creche.


Keywords


Psicopedagogia, Creche, Desenvolvimento Infantil.

References


ARANHA, Maria Lúcia A. R. Desenvolvimento Infantil na Creche. São Paulo – SP, 1998.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; Horn, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto alegre: artmed, 2008.

BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e Ensinar na Educação Infantil. Trad.: Cristina Maria de Oliveira, Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no Brasil. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na Perspectiva Sociointeracionista: Piaget, Vygotsky e Wallon. In: CRAIDY, Carmem; KAERCHER, Gládis. (Orgs) Educação Infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: artmed, 2001.

KRAMER, S. (org.). Com a pré-escola nas mãos: uma alternativa curricular para a educação infantil. São Paulo: Ática, 1991.

MANTOVANI, S. & BONDIOLI, A. (1998). Manual de educação infantil: de 0 a 3 anos: uma abordagem reflexiva. (9ª ed.) Porto Alegre: Artmed.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17ª. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, V. B. e BOSSA, N. A. (org.). Avaliação Psicopedagógica da criança de 0 a 6 anos. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Z. M. R.; VITORIA, T. & FERREIRA, M. C. R. (1992). Crianças, creche, faz de conta & Cia. Petrópolis: Vozes.

PORTO, O. Bases da psicopedagogia. Diagnóstico e intervenção nos problemas de aprendizagem. Rio de Janeiro: Wark, 2011.

VISCA, Jorge. Clínica psicopedagógica:epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-042

Refbacks

  • There are currently no refbacks.