Materiais manipuláveis nas aulas de matemática: Um olhar sobre a prática dos professores do ensino fundamental de Bom Jardim / Materials manipulable in mathematics classes: A look at the practice of elementary school teachers in Bom Jardim

Nagraely dos Prazeres Sousa, Enaiane Trajano da Silva, Graciela Ferreira da Silva, Maria Silvânia Santos de Oliveira, Nataely dos Prazeres Sousa Tomas

Abstract


O presente artigo teve por objetivo investigar como se dá a prática, do professor do Ensino Fundamental dos anos iniciais, do município de Bom Jardim, com relação ao uso de materiais manipulativos nas aulas de matemática, por meio de aplicação de questionário, observação de aulas e entrevista, visando perceber como o professor faz uso desse recurso, e a partir disso, confrontar as informações obtidas na coleta de dados com os subsídios teóricos da pesquisa. A realização da pesquisa permitiu constatar que os educadores têm inserido esses materiais em sua prática, porém vivenciando algumas dificuldades, uma delas, relacionada a falta de domínio com o material, ocasionada por formações que contemplam mais a parte teórica do que a parte prática sobre o uso dos materiais manipuláveis.


Keywords


Materiais manipuláveis, Prática docente, Ensino aprendizagem de matemática.

References


AMORIM, L. G. K. M., PEREIRA, M. M., FREITAS, M. T. M. A Matemática na Construção de uma Casa. IX ENEM – Encontro Nacional de Educação Matemática, Belo Horizonte – MG, 18 a 21 de julho, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Primeiros Resultados: Média de Desempenho do SAEB/2005 em Perspectiva Comparada. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Fevereiro, 2007.

BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais, Secretaria de Educação Fundamental. Matemática. Brasília: MEC/SEP, vol.03, 1997.

CARRAHER, T. N.; CARRAHER, David W.; SCHLIEMANN, Analúcia. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 8ª edição, 1994.

CARRAHER, David W.; SCHLIEMANN, Analúcia. A compreensão de conceitos Aritméticos: Ensino e Pesquisa. São Paulo. Papirus,1998.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino de matemática. Boletim SBEM, São Paulo, ano 4, n°7, 1993.

GRANDO, R. C. O Jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

KAMI, C. Desvendando a Aritmética: Implicações na Teoria de Piaget. São Paulo: Papirus, 1995.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos Infantis. O jogo, a criança e a educação. Editora Vozes, 2003, 11ª edição.

LORENZATO, Sergio. O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. São Paulo. Autores Associados, 2006.

MORAIS, Ivanise Zem de. Os Materiais Manipuláveis no Ensino de Matemática, com Ênfase na Formação de Docentes. Secretaria de Estado da Educação – SEED. Colégio Estadual Costa Viana. São José dos Pinhais – PR, 2008.

SMOLE, Kátia Stocco. Jogos de Matemática de 1º ao 5° ano/ Kátia Stocco Smole, Maria Ignez Diniz, Patrícia Cândido. – Porto Alegre: Artmed, 2007.

TOLEDO, Geraldo Luciano. OVALLE, Ivo Izidoro. Estatística Básica. 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-040

Refbacks

  • There are currently no refbacks.