Os desafios da formação docente voltados para educação especial e inclusiva na cidade de Codó-Ma / The challenges of teaching training aimed at special and inclusive education in the city of Codó-Ma

Karen de Araújo Machado, Antônia Geane dos Santos Ferreira, Sebastiana Francisca Reis Martins, Gleiciane Brandão Carvalho, Ricarte Tavares, Aziel Alves de Arruda, Cristiane Dias Martins da Costa

Abstract


De acordo com a realidade da cidade de Codó - Ma, é possível ver a necessidade de investigar, pois sabemos que a formação continuada é de extrema importância para a formação do professor, onde a escola tem a obrigação de receber e ensinar todos sem distinção. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar como ocorre a formação continuada dos professores e sua articulação com a prática docente voltada para educação inclusiva, nesse sentido, a pesquisa busca por meio de estudos bibliográfico, pesquisa de campo, pesquisa documental, descritivo, teórico de cunho qualitativo e quantitativo. Diante disso, podemos afirmar que as formações que acontecem são de extrema importância para capacitação dos professores, mas a mesma não recebe a importância devida voltada para o conhecimento que envolvem a educação inclusiva e especial.

 


Keywords


Formação de professores, Educação inclusiva, Educação Especial.

References


DENARI, Fátima Elisabeth. SIGOLO, Silvia Regina R.L. Formação de Professores em Direção à Educação Inclusiva no Brasil: Dilemas Atuais. In: Educação inclusiva: em foco a formação de professores. Rosimar Bortolini Poker, Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins, Claudia Regina Mosca Giroto (orgs.). São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2016. p. 15-31.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. (1996). p. 1-31. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em: 25/06/2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas.2002.

VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. São Paulo: Atlas. 1998.

THIOLLENT, M. J. M. Metodologia da pesquisa- ação. São Paulo. Cortez. 1996.

LAKATOS, E. M. & Marconi, M. de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas. 1991.

PESTANA, M. H. & GAGEIRO, J. N. Análise de dados para ciências sociais: a complementaridade do SPSS. 5. ed. Lisboa: Europress. 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-036

Refbacks

  • There are currently no refbacks.