O digital nas instituições de ensino superior: um diagnóstico sobre a percepção docente em uma instituição de ensino superior em Belém do Pará (Brasil) / Digital in higher education institutions: a diagnosis about teaching perception in a higher education institution in Belém do Pará (Brazil)

Andréa Cristina Marques de Araújo, Luis Borges Gouveia

Abstract


Na sociedade do conhecimento, o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) pelas organizações caracteriza-se como um mecanismo eficiente para implementar melhorias nos processos, produtos e serviços. No âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), em que a Educação representa a atividade central, o digital pode fomentar positivamente o ensino e aprendizagem. O presente estudo de caso tem o objetivo de realizar um diagnóstico sobre a percepção dos professores de uma IES, no uso de meios digitais no processo educacional na instituição.

 

 


Keywords


sociedade da informação, tecnologias de informação e comunicação, ensino superior.

References


ABRAMOWICZ, Anete. (2010) Além do fracasso escolar. São Paulo: Papirus, 2010.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: Justificação para o diagnóstico sobre a percepção de gestores, professores e alunos. In: GADI (coord.). Gabinete de Relações Internacionais e Apoio ao Desenvolvimento Institucional. Universidade Fernando Pessoa. Atas dos Dias da Investigação na UFP. Porto, 2017. 861p.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O Digital nas instituições de ensino superior: Um diagnóstico sobre a percepção da comunidade acadêmica de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará (Brasil). Revista Estação Científica, v.19, p.1-26, 2018c.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. O digital nas instituições de ensino superior: Um diagnóstico sobre a percepção docente em uma instituição de ensino superior em Belém do Pará. In: Ciência, Desenvolvimento e Inovação na Engenharia e Agronomia Brasileira v.4 Francisco et al. (2020) 69 Congresso Nacional de Educação, 2, 2018, Poço de Caldas. Anais... Poços de Caldas, 2018a.

ARAÚJO, A. C. M.; GOUVEIA, L. B. Tecnologias de Informação e Educação aplicada ao Ensino Superior: Percepções em uma IES em Belém do Pará. In: Seminário do ForTEC. Tecnologias Digitais, Redes e Educação, 4, 201

BENTO, Jorge, GARCIA, Rui, GRAÇA, Amândio. Contextos da Pedagogia. Lisboa: Livros Horizonte, 2009.

BERNARDI, Solange Teresinha. Utilização de softwares educacionais nos processos de alfabetização, de ensino e aprendizagem com uma visão psicopedagógica. Revista REI, Getúlio Vargas, v. 5, n. 10, 2010.

DEMO, Pedro. O Poder do aprendizado na era da educação. São Paulo, Editora Paz e Terra, 2008.

GESSINGER, Rosana Maria et al. O uso pedagógico de recursos tecnológicos como estratégia para qualificar o ensino e contribuir para a redução da evasão na educação superior. In: Congresos CLABES. 2016.

ISAIA, Silvia Maria de Aguiar e BOLZAN, Doris Pires Vargas. Formação do profesor do Ensino superior: Um proceso que se aprende? Revista do centro de Educação UFSM, 2001, vol.29,2011.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

MARCONI, Marina Andrade de; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas,2017

PIAGET, J. A Linguagem e o Pensamento. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-028

Refbacks

  • There are currently no refbacks.