Literatura: o prazer pela leitura através do imaginário infantil / Literature: the pleasure of reading through the child's imaginary

Cristiane Dias Martins da Costa, Aziel Alves de Arruda, Ricarte Tavares, Gleiciane Brandão Carvalho, Jarlene da Silva Oliveira, Maria Léia da Silva dos Reis

Abstract


A leitura é parte integrante da vida social do indivíduo, sendo que a mesma se apresenta de diferentes maneiras e, se modifica de acordo com as mudanças sociais nos ambientes em que a criança está inserida. Neste sentido, este ensaio tem por objetivo verificar a utilização da literatura infantil no ambiente escolar e as metodologias utilizadas pelo docente para instigar a curiosidade e atenção do aluno. A pesquisa parte de observações realizadas durante o estágio no Centro Municipal de Educação Infantil Maria Luiza Araújo na cidade de Codó-MA no período de março a junho de 2018. Como aporte teórico fez-se também um recorte bibliográfico baseado nos seguintes autores Soares (2011); Krug (2015); Paiva, Paulino e Passos (2016); Mendes e Velosa (2016), Micarello e Baptista (2018). Para estes autores, a prática da leitura deve está presente desde os primeiros anos de vida, visto que a escola tem a incumbência  de  apresentar um  amplo  campo  de  experiências, para que a criança viva o imaginário mediante o uso da literatura infantil, uma vez que este hábito de leitura favorece ao educando a desenvolver  habilidades cognitivas, físicas, emocionais e sociais. Portanto, durante a investigação observou-se que a prática da leitura no ambiente escolar ainda é trabalhada de forma tímida onde não são levados em conta os conhecimentos prévios da criança, reproduzindo assim leitores ouvintes e não leitores ativos e até mesmo participativos.

 


Keywords


Leitura, Literatura infantil, Formação de leitores.

References


BAPTISTA, H. M. E. M. C. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente1.

Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 169-186, nov-dez 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.126p.

Ministerio da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2017.

Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998

CABRAL, Maria Arlete Leite Ribeiro; ROCHA, Cristiane Ribeiro Cabral.Leitura e mediação: Os desafios para formar leitores. In: 1º Congresso de Educação da Grande Dourados. 2015. p. 14. Mato Grosso do sul. Disponivel em: http://congressodeeducaçãoufgd.com.br/arquivos/69.pdf. Acesso semtembro de 2019.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 4ª Coleção Polêmicas do Nosso Tempo, São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

KRUG, F. S. A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR. Revista de

Eucação do Ideau, Rio Grande do Sul, v. 10, Edição 22, Julho-Dezembro 2015.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2011.

MENDES, Teresa; VELOSA, Marta. Literatura para a infância no jardim de infância: contributos para o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Proposições, v. 27, maio/agosto 2016.

MICARELLO, Hilda; BAPTISTA, Mônica Correia. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar em Revista, v. 34, n. 72, p. 169-186, 2018.

PAIVA, Aparecida; PAULINO, Graça; PASSOS, Marta. Literatura e leitura literária na formação escolar: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale, 2006..

SOARES, Magda. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, Aracy Alves Martins; BRANDÃO, Heliana Maria Brina; MACHADO, Maria Zélia Versiani (organizadoras). Escolarização da leitura literária. 2ª ed., 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

______.Alfabetização e letramento: caminhos e descaminhos. Revista Pátio, v. 29, p. 96-100, 2003.

______.Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004

SOUZA, S. E. D. O uso de recursos didaticos no ensino escolar. Encontro de Pesquisa em Educação, IV I Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas, Maringá, PR, 2007. 5.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-024

Refbacks

  • There are currently no refbacks.