Elaboração de um instrumento educativo para atendimento de surdos nas unidades básicas de saúde: relato de experiência / Elaboración de un instrumento educativo para atender a los sordos en las unidades básicas de salud: informe de experiencia

Elisabeth Soares Pereira da Silva, Rayssa Ferreira Sales de Prado, Sandyhelly Assunção Pereira, Joerica da Silva, Wanderson Alves Martins

Abstract


Objetivo: Descrever a experiência do processo de desenvolvimento de tecnologia educativas para auxiliar o profissional no processo de comunicação durante o atendimento nas unidades de  saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, acerca do processo de construção de instrumento educativo no formato de banner e folder, destinado aos profissionais que atuam em unidades de saúde, a fim de auxiliá-los no atendimento de pacientes surdos que busquem atendimento. O projeto foi realizado em 2 etapas. A primeira constitui-se através de uma pesquisa para embasamento literário. Já a segunda por meio do desenvolvimento da estrutura do folder, designer e conteúdo do mesmo, no período de fevereiro a maio de 2020. Resultados: A elaboração dos instrumentos educativos em formado de banner e folder, segue as normas da língua brasileira de sinais, bem como a formatação padrão para este tipo de documento.Utilizou-se ,as bases de dados Scielo e PubMed. Os critérios de inclusão foram: Artigos nacionais, disponíveis na integra e que abordassem a temática: ferramenta educativa em libras para atendimentos de surdos na atenção primaria. Como resultado, obteve-se 30 artigos na base de dados Scielo e 28 na base de dados PubMed, perfazendo um total de 58 artigos, onde nesses, foi aplicado os seguintes critérios de exclusão: artigos de relato de experiência, estudos duplicados e / ou casuística repetidas, resultando 09 artigos, e desses selecionados 05. Os descritores foram: Libras, tecnologia, atendimento, enfermagem, Brasil. Conclusão: Descrever a experiência do processo de desenvolvimento das tecnologias, folder  e banner educativo é de suma importância para uma melhor comunicação entre pacientes surdos e profissionais de enfermagem, essa tecnologia pode melhorar e facilitar a assistência de enfermagem, proporcionando uma assistência de qualidade e realizando a inclusão desse cliente na atenção primaria, dessa forma proporcionando um ambiente favorável e agradável, podendo ampliar a linha de cuidado para essa comunidade. 


Keywords


Educação de Pessoas com Deficiência Auditiva ;Cuidados de Enfermagem ; Centros de Saúde.

References


OLIVEIRA, Yanik Carla Araújo de; CELINO, Suely Deysny de Matos; COSTA, Gabriela Maria Cavalcanti. Comunicação como ferramenta essencial para assistência à saúde dos surdos. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 2015, 25: 307-320.

DESSEN, Maria Auxiliadora; BRITO, Angela Maria Waked de. Reflexões sobre a deficiência auditiva e o atendimento institucional de crianças no Brasil. Paidéia (Ribeirão Preto), 1997, 12-13: 111-134.

SOUZA, Maria Fernanda Neves Silveira de, et al. Principais dificuldades e obstáculos enfrentados pela comunidade surda no acesso à saúde: uma revisão integrativa de literatura. Revista CEFAC, 2017, 19.3: 395-405.

FRANCISQUETI, Verônica, et al. Sentimentos da equipe de enfermagem ao atender um deficiente auditivo: desafios do cuidado. Revista Educação, Artes e Inclusão, 2017, 13.3: 031-051.

FORTES, Luciana de Oliveira, et al. ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO NO ATENDIMENTO EM SAÚDE A SUJEITOS SURDOS. 2012




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n7-013

Refbacks

  • There are currently no refbacks.