Classificação e catalogação de materiais, uma metodologia essencial na gestão empresarial / Classification and cataloging of materials, an essential methodology in business management

Authors

  • Francisco José Azevedo da Silva Mattos
  • André Teixeira Pontes
  • Ruben H. Gutierrez

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n2-124

Keywords:

Gestão hospitalar, Suprimento hospitalar, Instituição Pública

Abstract

A gestão de materiais em uma organização hospitalar é uma atividade complexa que envolve um volume financeiro significativo. Este trabalho tem a finalidade analisar a Classificação e Catalogação de Materiais de uma Instituição Hospitalar de caráter pública, localizado no Rio de Janeiro. A metodologia da pesquisa inclui uma revisão bibliográfica, bem como entrevista com profissionais da instituição. Observou-se que o catálogo de materiais apresenta não conformidades que podem prejudicar as atividades de gestão dos materiais. O estudo apresentou soluções pontuais as quais atenderam substancialmente os profissionais envolvidos no processo, bem como o consumidor final. É ponto pacifico que os gestores devam buscar a eficiência da Gestão hospitalar em Suprimentos, visto que o capital envolvido é relevante e a instituição em estudo envolve um valor intangível, a vida Humana.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NOROMAS TÉCNICAS. ABNT ISSO/IEC Guia 2: Normalização e atividades relacionadas – Vocabulário geral – Rio de Janeiro, 2006.

BARBIERI, J.C.; MACHLINE, C. Logística Hospitalar: teoria e prática. 2.ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009

CAVALLINI, M.E.; BISSON, M.P. Farmácia hospitalar: um enfoque em sistemas de saúde. Barueri: Manole, 2002.

COSTA, Fábio Leal. Introdução à Administração de Materiais em Sistemas Informatizados. São Paulo Editco Comercial Ltda. São Paulo. 2002.

DIAS, Marco Aurélio P. Administração de Materiais: Uma Abordagem Logística – 4. ed. reimpr. – São Paulo: atlas 2010.

GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE-Revista de Administração de Empresas. São Paulo: FGV. V. 35. n. 3 – Maio/ jun., 1995.

GOMES, M.J.V.M., REIS, A.M.M. Ciências farmacêuticas: uma abordagem em farmácia hospitalar. São Paulo: Editora Atheneu; 2001.

LIMA, Aildo, Administração de materiais a apostila. Fev. 2013, disponível em: http://pt.slideshare.net/Aildodelima/administrao-de-materiais-a-apostila-cpia. Acessado em 04 de abril 2017.

SANTOS, G.A. Gestão de Farmácia Hospitalar. São Paulo, Editora SENAC. 2006.

SEVERINO FILHO, J. Administração de Logística Integrada: materiais, PCP e marketing. Rio de Janeiro: E -papers, 2006.

TADEU, H. F. B. et al. Logística reversa e sustentabilidade. São Paulo: Cengage Laerning. 2012.

VIANA, João José Administração de Materiais: Um Enfoque Prático. -1.ed.-11.reimpr.- São Paulo: Atlas, 2010.

Published

2018-04-16

How to Cite

Mattos, F. J. A. da S., Pontes, A. T., & Gutierrez, R. H. (2018). Classificação e catalogação de materiais, uma metodologia essencial na gestão empresarial / Classification and cataloging of materials, an essential methodology in business management. Brazilian Journal of Development, 4(2), 384–395. https://doi.org/10.34117/bjdv4n2-124

Issue

Section

Original Papers