Cinematografia em fluxo: Imagem em Movimento no Cinema Asiático/Streaming Cinematography: Moving Image in Asian Cinema

Camila Leite de Araujo, Luiz Antônio Santana da Silva, Gleilson Medins de Menezes

Abstract


Esse artigo tem o objetivo de caracterizar a estética do cinema contemporâneo e compreender o papel do diretor de fotografia a partir de distinções estéticas e dos modos de fazer em relação à narrativa clássica. A partir de uma construção histórica sobre o desenvolvimento do cinema e estética fotográfica dos filmes, distinguiu-se as diferentes propostas do cinema clássico e moderno. Depois, conceituou-se e analisou-se características estéticas que marcam o cinema de fluxo. Para a análise foram selecionadas uma cena dos filmes: “Amores Expressos” de Won Kar- Wai, e “Millenion Mambo” de Hou Shao Shien.


Keywords


Direção de Fotografia, Cinema Contemporâneo, Cinema Asiático.

References


AUMONT, Jacques. A imagem. trad. de estela dos santos Abreu e cláudio cesar santoro. 2. ed. Campinas: Papirus, 1995.

BORDWELL, David. Figuras traçadas na Luz: A encenação no Cinema; tradução: Maria Luiza Machado Jabotá – Campinas, SP: Papirus, 2008.

BOUQUET, Stephane. Plan contre flux. In: Cahiérs du Cinema, n. 566, março de 2002. Par- is: 2002, pp. 46-47.

MARTIN, Marcel. A linguagem cinematográfica. trad. de paulo neves. são paulo: Brasiliense, 2003.

RODRIGUES, Chris. O cinema e a produção. Rio de Janeiro: DP&A; Faperj, 2005.

RUGO, Daniele. Truth after cinema. The explosion of facts in the documentary films of Jia Zhangke. Brunel University, London .

THOMPSON, David. & BORDWELL, David. Master shots: on thhe set of Hou Hsia- shien’s The Assassin. In: Observation on film art http://www.davidbordwell.net/blog/2013/01/06/master-shots-on-the-set-of-hou-hsiao- hsiens-the-assassin/

THOMPSON, John B. A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-646

Refbacks

  • There are currently no refbacks.