A importância do conhecimento científico específico, que os educadores do Ensino Fundamental I, anos iniciais possuem a respeito do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nas escolas da rede Municipal de ensino de Cumaru-PE, no ano de 2019 / The importance of specific scientific knowledge, which educators of elementary school I, recent years have a respect for attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), in schools in the municipal teaching network of Cumaru-PE, in 2019

Authors

  • Agenailda Maria Borba da Silva
  • Elton Gomes dos Reis
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-587

Keywords:

educadores, TDAH, conhecimento científico específico, aprendizagem significativa

Abstract

O referido estudo objetiva compreender a importância do conhecimento científico específico, que os educadores possuem a respeito do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade no momento de identificar e reconhecer as dificuldades que estes estudantes apresentam em sala de aula. Para a realização da referida  pesquisa foram utilizadas como ferramentas metodológicas um questionário semi-estruturado, de base qualitativa e quantitativa com vinte questões discursivas, onde foram entregues a cinquenta educadores do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da rede Municipal de Ensino do Município de Cumaru-PE, no ano de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de março de 2019 a março de 2020, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, livros , artigos científicos, entre outros. Tomando como referência autores como: Ângelo (2018), Barkley (2002), Benczik (2002), Caliman (2008), Ciasca (2003), DSM-V (2013), dentre outros, por suas relevantes contribuições a respeito do TDAH. Onde justifica-se pela identificação do baixo desempenho na aprendizagem escolar em crianças com o referido transtorno. Contudo, buscou-se responder a seguinte questão: Quais os meios mais utilizados pelos educadores do Ensino Fundamenntal I, Anos Iniciais, da Rede Municipal de Ensino do Município de Cumaru- PE, na identificação, compreensão e desenvolvimento da aprendizagem e de habilidades em crianças com TDAH em sala de aula? Partindo da observância da grande dificuldade enfrentada pelos educadores, na identificação e desenvolvimento da aprendizagem desses educandos, e da falta de conhecimento científico específico a respeito do tema em estudo, se obteve como resultados um número de profissionais abaixo do esperado, apresentando tais dificuldades nas escolas. Diante dos resustados obtidos, a referida pesquisa visa oferecer aos educadores um pouco mais de conhecimento científico específico sobre o TDAH, para que os mesmos, juntos com a equipe diretiva da escola desenvolvam novas formas de conduzir a aprendizagem em sala de aula. Contudo, conclui-se que, a maioria do público pesquisado apresenta pouco conhecimento científico específico a respeito do TDAH, se faz necessário que os educadores e equipe diretiva das escolas estejam sempre estudando e pesquisando a respeito do referido tema, procurando articular parcerias, contando com o apoio de uma equipe multiprofisssional, para ajudá-los com esses estudantes. A referida pesquisa pretende oferecer relevante conhecimento aos educadores que buscam aprender e compreender sobre o TDAH, para tanto, é imprescindível que outros estudos sejam realizados, contribuindo ainda mais, com o desenvolvimento da aprendizagem de crianças com TDAH, no Ensino Funadamental I, Anos Iniciais, das escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Cumaru-PE. 

References

ANGELO, Lívia Maria Dodds. Psicopatologia na Educação: Entendendo o TDAH no Ambiente Escolar. Psicologado, 2018.

BARKLEY, R. A. (2002). Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade– TDAH – Guia completo para pais, professores e profissionais da saúde. Porto Alegre: Artes Médicas.

BENÍCIO, Cineide M.; MENEZES, Aurelania M. de C. Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH: Desafios e Possibilidades no Espaço Escolar. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia, 2017, vol.11, n.38, p. 375-387. ISSN: 1981-1179.

BENCZIK, Edyleine Bellini Peroni. Transtorno de Deficit de Atenção/Hiperatividade: Atualização diagnóstica e terapêutica. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

CALIMAN, L. (2006). A biologia moral da atenção: a constituição do sujeito (des)-atento. Tese de Doutorado, Instituto de Medicina Social, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CIASCA, S. M. (Org.) Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

ESCOBAR, Hilda; ESCOBAR, Miguel. Dialogue in the pedagogical praxis of Paulo Freire. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Folhetos, 1981.

ESTANISLAU, G.M.; BRESSAN, R.A. 2014. Saúde Mental na Escola: o que os educadores devem saber. São Paulo: Artmed.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M.A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LOUZÃ, Neto, M. R. TDAH transtorno de déficit de atenção/ hiperatividade ao longo da vida. Porto Alegre: Artimed, 2010.

LURIA, (1981). Apud VITAl, M.; HAZIN, I. Avaliação do desempenho escolar em matemática de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH): um estudo piloto. Ciências & Cognição 2008; Vol 13 (3): 19-36 http://www.cienciasecognicao.org

MARTINEZ, A. M. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social. Campinas: Alínea, 2007.

MATTOS, Paulo. No Mundo da Lua. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DÉFICIT DE ATENÇÃO, 2007.

MIRANDA-CASAS, A.; Alba, A.M.; Marco-Taverner, R.; Roselló, B. e Mulas, F. (2006). Dificultades en el aprendizaje de matemáticas en niños con trastorno por déficit de atención e hiperactividad. Rev. Neurologia Clín., 42 (supl. 2), 163-170.

PANTOJA, D. O Processo de Aprendizagem: A Construção do Conhecimento. In: WAJNSZTEJN, R. Dificuldades escolares: um desafio superável. São Paulo: Editora Ártemis, 2005.

PATTO, Maria Helena Souza. A produção do Fracasso Escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.

THOMPSON, R. Refletindo sobre a Educação Inclusiva no Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. In: Revista Sinpro –Dificuldades de Aprendizagem: compreender para melhor educar. Rio de Janeiro: Borelli, 2004.

Published

2020-06-26

How to Cite

Silva, A. M. B. da, Reis, E. G. dos, & Coutinho, D. J. G. (2020). A importância do conhecimento científico específico, que os educadores do Ensino Fundamental I, anos iniciais possuem a respeito do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), nas escolas da rede Municipal de ensino de Cumaru-PE, no ano de 2019 / The importance of specific scientific knowledge, which educators of elementary school I, recent years have a respect for attention deficit hyperactivity disorder (ADHD), in schools in the municipal teaching network of Cumaru-PE, in 2019. Brazilian Journal of Development, 6(6), 41014–41029. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-587

Issue

Section

Original Papers