Dificuldades de aprendizagem: o que os educadores do ensino fundamental I, anos iniciais da escola Municipal de Cumaru sabem sobre este tema? / Learning difficulties: what do fundamental educators, early years of Cumaru school know about this theme?

Agenailda Maria Borba da Silva, Sandra Joedna Vieira Santos, Elton Gomes dos Reis, Diógenes José Gusmão Coutinho

Abstract


A aprendizagem é um fator primordial para o desenvolvimento do ser humano, aprende-se o tempo todo, e por toda a vida. Este estudo objetiva compreender os principais fatores que comprometem o desenvolvimento da aprendizagem, principalmente a escolar, apresentando assim o resultado de uma pesquisa realizada em uma Escola Pública Municipal, localizada no Município de Cumaru-PE. Para a realização da referida pesquisa foram utilizadas como ferramenta metodológica um questionário estruturado, de base qualitativa, com oito questões discursivas, onde foram entregues a cinco professoras do Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, da Escola Municipal de Cumaru, situada na Rua 1º de Maio , S/N, Cumaru -PE, no mês de setembro de 2019, e em seguida, foi realizada uma revisão bibliográfica, no período de Junho a novembro do ano em curso, em fontes diversas, entre elas: SCIELO, BIREME, BDTDE, livros , artigos, entre outros. Tomando como referência autores como: CIASCA, (2003), DROUET, (2003), FONSECA, (1995), OLIVEIRA, (2001),  PAIN, (1985), PFROMM, (1987), dentre outros.  Este estudo justifica-se pela inquietude demonstrada por tantos educadores a respeito do que são dificuldades de aprendizagem. Cada vez mais percebe-se as dificuldades apresentadas por algumas crianças e adolescentes em nossas escolas, bem como os desafios enfrentados por muitos professores, no momento de identificar e compreeender os fatores que contribuem para que tais dificuldades comprometam o processo de ensino aprendizagem em sala de aula. Neste sentido, o referido estudo aponta como hipótese as dificuldades de aprendizagem apresentadas pelos educandos e o conhecimento que os educadores têm com relação as mesmas e como solucioná-las.  Portanto os resultados obtidos a partir deste estudo, demonstraram que a maioria dos educadores da Escola Municipal de Cumaru, que lecionam no Ensino Fundamental I, Anos Iniciais, apresentam pouco conhecimento sobre o que são dificuldades de aprendizagem. Diante do que foi investigado, espera-se que este estudo contribua e acrescente ao que os professores já sabem sobre o referido tema. Contudo é extremamente necessário que os educadores busquem identificar e reconhecer as dificuldades apresentadas pelos educandos, e procurem formas de ajudá-los na superação das mesmas, através de recursos pedagógicos específicos, que ajudem a solucionar as dificuldades de aprendizagem que cada estudante apresenta em sala de aula, sabendo que  é de suma importância que a equipe diretiva da escola,  os educadores e os pais ou responsáveis, percebam que é necessário uma equipe multiprofissional para realizar um trabalho em conjunto e de forma sistêmica, para que esses educandos superem tais dificuldades.


Keywords


educadores, dificuldades de aprendizagem, educandos, aprendizagem significativa.

References


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

CIASCA, S. M. (Org.) Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

DROUET, R. C. R. Distúrbios da aprendizagem. São Paulo: Ática, 2003.

DE CAMPOS MAIA, MARTA; DE SOUZA MEIRELLES, FERNANDO. Tecnologia de Informação e Comunicação aplicada à Educação. In: Proceedings of the 3rd ACORN-REDECOM Conference Mexico City Set. 2009. p. 1.

FONSECA, Vitor da. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2ª ed. Porto Alegre, Artmed: 1995.

LIMA, R. F., MELLO, R. J. L., MASSONI, I., & CIASCA, S. M. (2006). Dificuldades de aprendizagem: queixas escolares e diagnósticos em um serviço de neurologia infantil. Rev Neurociências, 14(4), 185-90.

MARTINS, GILBERTO DE ANDRADE. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2 ed,. São Paulo: Atlas, 2000.

OLIVEIRA, G.C. Contribuições da Psicomotricidade para a superação das dificuldades de aprendizagem. In: Sisto, F.F. et al(org) Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes. 2001

PAIN, S. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

PFROMM, N.S. Psicologia da aprendizagem e do ensino. São Paulo: EPU/EDUSP, 1987.

POPPOVIC, A. M. Alfabetização: disfunção psiconeurológica. 3. ed. São Paulo: Vetor Editora Psicopedagógica Ltda., 1968 .www.ceale.fae.ufmg.br › pesquisas › view. Acesso em 15 de setembro de 2019.

ROSS, A. O. Aspectos psicológicos dos distúrbios da aprendizagem e dificuldade na leitura. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1979. https://www.nucleodoconhecimento.com.br › educacao › dislexia-disgrafia...Acesso em 02 de outubro de 2019.

SELEKOWITZ, M. O que são as dificuldades específicas de aprendizagem? In: SELEKOWITZ, M. Dislexia e outras dificuldades de aprendiagem. Rio de Janeiro: Revinter. 2001

SILVA, RENAN MOTA. Dislexia na Aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 07, Vol. 05, pp. 107-138, Julho de 2018. ISSN: 2448-0959.

SISTO, F.F. Avaliação de dificuldades de aprendizagem: uma questão em aberto. SISTO, F.F. In: DOBRANSZKY, E. A. ; MONTEIRO, A. (orgs). Cotidiano escolar: Questões de leitura, matemática e aprendizagem. Bragança Paulista: Vozes. 2001c

SMITH, C. ; STRICK, L. Dificuldade de aprendizagem de A a Z: um guia completo para pais e educadores. Porto Alegre: Artmed, 2001.

STRUCHINER, MIRIAM, REZENDE, FLAVIA, RICCIARDI, REGINA M. V., CARVALHO, MARIA ALICE P. DE. 1998. Elementos Fundamentais para o desenvolvimento de ambientes construtivistas de aprendizagem a distância. Tecnologia Educacional, v.26, n.142, p.3- 11, jul/ago/set.1998.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-581

Refbacks

  • There are currently no refbacks.